A partir desta sexta-feira (1º), a operação da Ducati em Belo Horizonte, presente na capital mineira desde 2014, será comandada pelo Grupo Orange. Com grande experiência no segmento de duas rodas, o Grupo já é detentor na cidade de marcas como KTM, Yamaha e Kawasaki. Em entrevista ao Super Motor, Felipe Nacif, diretor geral do Grupo Orange BH, fala mais acerca deste momento e do que espera para o futuro.
Qual a expectativa do Grupo Orange em relação à inauguração da nova loja em BH?
É nossa quarta marca na capital mineira; nossa expectativa é muito grande, porque agrega muito em nossa oferta em segmentos em que ainda existiam algumas lacunas, como as Big Trail de performance.
Por que a Ducati foi a escolhida para ser a bandeira dessa nova concessionária?
Foi difícil o processo de negociação com a marca italiana? A Ducati é uma marca que sempre viemos observando de perto; suas motocicletas reúnem três características muito importantes, que são a tecnologia de ponta, a performance e o design italiano. Não é chamada de “a Ferrari das motos” à toa. O processo de negociação foi muito tranquilo, já que nós temos ideias e pensamentos convergentes com os da diretoria da Ducati sobre o potencial da marca em Minas e no Brasil.
Em apenas quatro anos, o Grupo Orange se consolida como um dos maiores do segmento motociclístico no Brasil. O que explica todo esse sucesso em tão pouco tempo?
O principal fator seria o foco que temos no segmento. Gostamos de falar que somos “quem mais entende de moto” e vamos atrás disso diariamente. Muitos grandes grupos estão em vários segmentos, mas descobrimos lá atrás que esse mercado é diferente do de carros, por exemplo. Então, optamos por sempre manter o foco.
Quais os principais diferenciais do Grupo?
O principal é a oferta. Hoje temos no nosso showroom quase cem modelos diferentes de motos zero-quilômetro de quatro marcas, além de peças, acessórios e butique completa de cada marca. Esse modelo de loja é único no Brasil, mas é muito comum nos EUA e na Europa. É o conceito de one-stop-shop, em que o cliente tem acesso a tudo que for ligado à sua motocicleta.
Até então, as lojas da O2BH são na avenida Barão Homem de Melo. Por que isso? Faz parte dos planos de expansão abrir revendas em outros pontos?
As lojas na Barão compartilham o mesmo ponto, o que faz dela uma grande loja, com showrooms separados, mas interligados. Em fevereiro, inauguramos uma nova loja da O2BH Yamaha na avenida Pedro II, bem em frente ao portal. Estamos avaliando outros pontos para possível expansão, sempre preservando nosso modelo de ter oferta completa.
Como estão as vendas do Grupo em 2019 em relação a 2018? O mercado de motos novas está em recuperação?
O mercado vem se recuperando gradualmente depois dos piores anos da indústria. O Grupo cresceu muito nos últimos anos em função dessas expansões de marcas. Enxergamos os próximos anos de forma bem positiva, já que todas as marcas que operamos estão apresentando excelente resultado em relação aos concorrentes.
(Com Igor Veiga).