A Honda divulgou nesta sexta-feira (6), as primeiras imagens oficiais do seu novo veículo elétrico, o Honda E. O modelo começa a ser vendido na Europa em 2020 e a versão de produção será exibida no Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, que começa na próxima semana.
O Honda E deu as caras como protótipo no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018. O compacto elétrico tem estilo retrô, com faróis e lanternas redondas, ambos de LED. As linhas da carroceria também são arredondadas.
Por dentro, o carrinho traz um painel digital imenso com cinco telas, duas delas de 12,3 polegadas e sensíveis ao toque. Tal como o sistema Mbux da Mercedes, o Honda E conta com um sistema de comandos por voz inteligente.
Há recursos de inteligência artificial. O sistema é ativado dizendo "OK Honda", seguido da pergunta ou instrução. A tecnologia permite que a máquina desenvolva uma compreensão maior da voz do motorista ao longo do tempo, a fim de fornecer respostas mais precisas.
O elétrico conta ainda com uma chave digital e pode ser trancado e destrancado por meio de um app no smartphone.
Cadê os espelhos?
Outra tecnologia que chama atenção são os retrovisores externos, que tiveram os espelhos substituídos por câmeras tal como no e-Tron, o SUV elétrico da Audi. No caso do Honda E, as imagens laterais captadas são exibidas em telas de alta definição com 6 polegadas fixadas nas duas extremidades internas do painel.
O primeiro 100% elétrico em série da Honda será vendido com duas opções de motor: de 136 cv ou 154 cv, ambos com torque (instantâneo, como todo elétrico) de 32,1 kgfm. A autonomia da bateria, segundo a Honda, é de 220 km, com recarga rápida de até 80% da energia em apenas 30 minutos.
* Quer ficar bem informado sobre as notícias automotivas e interagir com a gente? Então, siga o Super Motor pelo Instagram @supermotoroficial e nos acompanhe também pelas ondas da rádio Super 91.7 FM, de segunda a sexta-feira, em dois horários, as 9h30 e as 18h30. O caderno circula todas as sextas-feiras nos jornais O Tempo e Super Notícia.