Para demonstrar o poder da geração de energia regenerativa, um Nissan Leaf foi transformado pela marca japonesa em uma árvore de Natal ambulante, em Paris, na França, com centenas de LEDs, bolas reluzentes e uma rena iluminada.
Veja como o Leaf "Natal Nissan" foi preparado:
Recém-lançado no Brasil, o carro elétrico da Nissan possui a tecnologia e-Pedal, que permite que o motorista dê a partida, acelere, desacelere e pare utilizando apenas o pedal do acelerador.
O sistema também ajuda o carro a acumular energia por meio da frenagem regenerativa, reciclando a energia originada com o movimento do carro durante a frenagem ou desaceleração, que é imediatamente direcionada para as baterias, onde é utilizada para recarregá-las.
Números impressionantes
De acordo com a Nissan, o motorista do Leaf regenera em média 744 kWh de energia limpa ao dirigir por 18 mil km. Esta economia de energia equivale a 20% de toda a eletricidade normalmente consumida por uma residência na Europa.
Essa quantidade de energia que deixa de ser desperdiçada pelo Leaf seria suficiente para manter:
- 266 de Natal com 700 lâmpadas incandescentes acessas durante 1 hora
- 297 fornos para assar a ceia de Natal pelo mesmo tempo
- 744 aparelhos de TV por 5 horas
- 10.783 casas com 1.000 lâmpadas LED por 5 horas
"O Papai Noel não deveria ser o único a ter um meio de transporte natalino. Queríamos dar um toque de alegria ao Nissan Leaf nesta época do ano, comunicando uma mensagem extremamente importante", comentou Helen Perry, diretora-responsável por veículos elétricos na Nissan Europa.