Quatro meses depois do planejado inicialmente pelos executivos da montadora japonesa para a chegada ao Brasil do novo Nissan Versa, importado do México, finalmente o modelo desembarcou por aqui.
O novo Versa é fabricado na cidade mexicana de Aquascalientes, a primeira planta industrial da marca, construída em 1960, fora do Japão. Ele chega em um momento onde os sedãs médios perdem, visivelmente, espaço no mercado, que assiste o crescimento vertiginoso dos modelos com carroceria SUV.
Sedãs compactos em alta
Contudo, os três volumes de tamanho compacto, como é o Versa, ganharam, nos últimos anos, uma série de opções que vieram a fortalecer o segmento.
E é nesta seara que o japonês pretende abocanhar uma fatia do bolo, o modelo que está chegando tem tudo para disputar, de igual para igual, com rivais como o VW Virtus, o Fiat Cronos e o Onix Plus, todos situados, em suas versões topo de gama, em uma categoria de carros mais premium.
Qualidade, design arrojado, equipamentos e inovações tecnológicas, ele tem para enfrentar esta disputa, a Nissan afirma que mesmo sendo um modelo produzido fora do país, não terá limitação do volume que poderá ser importado caso exista uma demanda justificada pelo sedã compacto.
Novo patamar
Esta é a segunda geração do Versa, que, alias, segue com a carroceria antiga rebatizada de V-Drive, fabricado em Resende (RJ), por um tempo não determinado pela Nissan, e atende a clientes frotistas, especialmente.
Do modelo anterior nem uma lembrança, nem mesmo o nome, mas do irmão maior, o SUV Kicks, muitas similaridades, a começar pela plataforma, passando pelo painel, o kit multimídia, que traz o Apple CarPlay e o Android Auto, o ar digital e outros componentes que foram compartilhados.
Primeiro olhar
A mudança visual é o que chama a atenção no primeiro contato com o Versa, a grade V-motion, confere aparência mais robusta, os faróis e as lanternas traseiras são em LED, em formato de bumerangue, a coluna c e o teto flutuante, com antena tipo barbatana de tubarão, destacam o sedã compacto por suas linhas diferenciadas.
Os espelhos retrovisores externos são na cor da carroceria (com regulagem elétrica e aquecimento) e luzes de mudança de direção integradas, além do novo desenho dos para-choques traseiro com sensores de estacionamento e rodas aro 17.
Diferenciado
Mas não só no visual, com frente e traseira de desenho arrojados, que o novo Versa se apresenta ao mercado, nossa reportagem passou um curto período para primeiras impressões com o modelo.
A unidade destinada ao Super Motor foi a top de linha Platinum, com motor 1.6 de 114 cv e 15,2 kgfm de torque, e, claro, com muitos equipamentos, principalmente de segurança, como os sistemas de alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem, também o alerta de tráfego cruzado traseiro, a câmera que permite a visão 360°, com detector de movimento, monitoramento de ponto cego (BSW) e o alerta de objetos no banco traseiro.
Dirigindo o novo Nissan Versa
Ele ficou maior, mais confortável e muito melhor de dirigir, isso porque o conjunto mecânico sofreu alterações, no motor, na parte eletrônica, e o câmbio CVT agora simula seis velocidades, mas é nítida a melhoria no acerto da suspensão, estabilidade e direção, que ficou mais precisa, sem falar na diminuição do nível de ruídos que deixou a cabine mais silenciosa e com menos vibração.
O modelo testado calçava pneus 205/50 e rodas com aro de 17 polegadas, em resumo o ganho no conforto faz a diferença quando comparado ao modelo da primeira geração. Ainda assim vale lembrar que a concorrência em que o Versa esta olho, está mais bem equipada no quesito propulsor, os dois principais oponentes, Ônix sedã e VW Virtus, dispõem de modernos blocos de 3 cilindros e turbo.
Credencial
O novo Versa chega para disputar o segmento dos sedãs compactos, premium, com a chancela de ter sido escolhido pela crítica especializada em automóveis, como “Carro do Ano 2020” pela Federação Interamericana de Jornalistas Automotivos (Fipa), que reúne profissionais de países de todo o continente.
São quatro versões de acabamento e além do conjunto mecânico compartilhado com o SUV Kicks, o painel de instrumentos em TFT (Thin Film Transitor), também é o mesmo pelo crossover. Com mostradores configuráveis oferece 12 funcionalidades que auxiliam o motorista com informações sobre os equipamentos e sua segurança. Ali se concentram as informações relacionadas à condução.
Destaque
Como a segurança é uma dos pilares deste lançamento, o novo Versa vem equipado com sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos de segurança traseiros e configurações gerais do veículo.
As telas também mostram informações sobre o Alerta de objetos no banco traseiro, tacômetro, temperatura externa, do GPS, do áudio e do telefone conectado.
Ainda no painel TFT, o motorista poderá ver as direções do GPS, e com a funcionalidade Turn by Turn, o motorista não precisa desviar o olhar para a tela do sistema multimídias no centro do painel.
Equipamentos
São seis airbags; controles de estabilidade e tração; freios ABS com distribuição de força; sistema inteligente de auxílio de partida em rampa (HSA); isofix de cadeiras infantis (todos equipamentos de série desde a versão de entrada, a Sense com câmbio manual), o Nissan Intelligent Safety Shield ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento no entorno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo na frente) e a proteger (frenagem de emergência e segurança passiva).
Tudo para proporcionar uma experiência de condução mais segura e confortável para todos a bordo. O porta mala acomoda até 482 litros de carga, 22 litros a mais que o do seu antecessor.
Visão 360º
As câmeras localizadas na frente, traseira e laterais do sistema de Visão 360° Inteligente fornecem visibilidade total do entorno. Elas atuam com o detector de objetos moviment para identificar objetos, animais, crianças em locais com visibilidade reduzida nas manobras.
E o monitoramento de ponto cego (BSW) emite alertas visual e sonoro ao detectar um veículo em uma manobra de troca de faixa de rolamento. A conectividade se faz presente através do sistema multimídia Nissan Connect.
Com tela de sete polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi. O carregador de celular por indução é um acessório adquirido à parte.
O novo Vesra tem tudo para começa a escrever uma nova historia da marca no segmento dos compactos sedãs premium. As vendas começam na próxima semana.
* Quer ficar bem informado sobre as notícias automotivas? Siga o Super Motor @supermotoroficial no Instagram, e nos acompanhe também pelas ondas da rádio Super 91.7 FM.