Não há dúvidas de que o Chevrolet Onix se transformou em um divisor de águas na história recente da General Motors do Brasil, um sucesso que destronou, há mais de três anos, o compacto Gol, até então invicto e parecia que se eternizar na liderança do mercado brasileiro. Ao contrário do que diz a máxima de que “não se mexe em time que está ganhando”, a Chevrolet promoveu uma reformulação de para-choque a para-choque no Ônix. Começando pelo nome, que ganhou o sobrenome Plus, e aposentou o nome Prisma, que começou sua vida como variante sedã do já descontinuado Celta.

Teste

O caderno Super Motor avaliou por dez dias a versão topo da linha, a Premier II, com todos os opcionais disponíveis em oferta e que tem preço sugerido em R$ 76.190. Podemos dizer que o Onix Plus “chegou chegando”, porque depois de impactar o mercado com tanta novidade e de agregar alto valor ao segmento em que está inserido, passou por uma prova, literalmente, de fogo, com dois reconhecidos episódios de incêndio e que provocaram uma chamada à concessionária para reparação do problema identificado, oficialmente, pela montadora, como “calibração do módulo de controle do motor”. 

Um novo carro

Nunca na história da indústria automobilística brasileira um lançamento chegou ao mercado respaldado por uma credencial tão representativa, a proeza de ter números de vendas que ultrapassam a soma do segundo e terceiro lugar. E mais que retórica, o Onix Plus, cedido pela Chevrolet para nossa avaliação, chegou mostrando a que veio, começando pela estreia do motor 1.0 Turbo, que surpreende em desempenho e, principalmente, em economia.

Equilíbrio

Seu visual pode ser considerado equilibrado, sem arroubos de design, mas contemporâneo, com linhas suaves que agradam aos olhos. Alguns colegas o acham parecido com o irmão mais velho, o Cruze. Discordo, acho o Onix Plus um modelo de personalidade própria. Faróis com bloco elíptico e LED diurnos no para-choque são apenas para a versão Premier, mas a grade frontal gigantesca com bordas cromadas vem para toda a linha. A grade é dupla com frisos pretos, que seguem nas molduras laterais e criam maior impacto ao visual dianteiro. 

 

Compacto oferece Wi-Fi

Como dissemos, em resumo o Onix Plus chega com os predicados necessários para seguir “chacoalhando” o mercado em seu segmento entrega um pacote em que a tecnologia se destaca de seus pares, principalmente pela oferta da conexão WiFi a bordo. Vale citar uma ressalva: a falta das borboletas atrás do volante, que proporciona mais prazer em dirigir. 

 

Desempenho com economia

A proposta da Chevrolet investindo alto no seu “carro-chefe” mostra, claramente, que a intenção foi elevar o modelo de patamar, para enfrentar, por enquanto, como principal rival, o Virtus da VW. Por enquanto porque ainda este ano chega ao Brasil, importado do México, o novo Nissan Versa, que assim como o Onix, é um carro totalmente novo. Destaque para a boa posição de dirigir e os controles de altura e profundidade do volante foram essencias para fechar essa equação, sem contar o banco com seu ajuste por alavanca.

A ergonomia a bordo merece ressalva, instrumentos com ótima localização que permitem visualização perfeita. A combinação do design, do espaço interno e das tecnologias inovadoras de conectividade, que permite o sinal de Wi-Fi dentro do habitáculo para ate sete dispositivos simultaneamente ligados, valoriza o novo Chevrolet. De pouco tudo isso adiantaria se um novo trem de força para empurrar o Onix Plus não chegasse junto com o carro.

Há muito tempo aguardado o modelo promoveu a estreia desse propulsor, moderno, de três cilindros, turbo, de 1.0 l, que desenvolve, com etanol em seu reservatório, até 116 cv de potência, e um torque máximo de 16,8 kgfm. Segundo o fabricante, acelera de 0 a 100 km/h em até 9,7 segundos – números superiores aos dobalt 1.8, por exemplo e o principal, com baixo consumo. 

Pontos a favor

Conexão

Pioneira na introdução da conexão por Wi-Fi, a Chevrolet, que já havia estreado a oferta no sedã Cruze, traz para o Onix Plus o mesmo pacote, que permite que ate sete dispositivos fiquem conectados simultaneamente.

Motor

Muito aguardado, o motor de 1.0 l, 03 cilindros rende 116 cv e entrega torque de 16,8 kgmf.

 

Pontos contra

Câmbio

O novo Onix Plus peca em não oferecer as borboletas localizadas atrás do volante, na coluna de direção, para troca de marchas. Seu concorrente direto, o VW Virtus, conta com os paddle shift.

Porta mala

Mesmo sendo este um importante apelo de compra para um modelo sedã, o novo Onix teve a capacidade cúbica reduzida.

FICHA TÉCNICA

Motor. Dianteiro, transversal, três cilindros, 12 válvulas, 993 cm3, comando duplo variável, flex. 

Transmissão. Câmbio automático de seis marchas com tração dianteira.

Potência máxima. 116 cv a 5.500 rpm

Torque máximo. 16,3/16,8 kgfm a 2.000 rpm

Suspensão. Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.

Pneus. Rodas de liga leve com aro de 16 polegadas com pneus 195/55

Freios. Disco ventilado na dianteira e tambores na traseira, com ABS e ESP

Peso. 1.117 kg em ordem de marcha

Tanque. 44 litros

Porta-malas. 469 l