Lançado nesta quinta-feira (4), o novo carro comercializado pela Jeep no Brasil não se trata simplesmente de mais um lançamento. Depois de alguns anos de espera, um público exclusivo já tem como adquirir a versão mais completa da Gladiator. Com muitos dos detalhes já revelados pela mídia especializada e de reconhecimento dos amantes da marca, a pick-up herdou quase tudo de seu progenitor, o Wrangler, que possui recursos inesgotáveis de tecnologia, adaptabilidade e versatilidade.

A Gladiator chega com uma única opção de motorização: o motor 3.6 V6, a gasolina, com 284 cavalos de potência e ótimo torque de 35,4 kgf. Ela é realmente muito forte e capaz de puxar tranquilamente as 2,26 toneladas que o carro tem de peso, sem dificuldade para transpor obstáculos verdadeiramente grandiosos.

Acesse o especial com galeria de foto e mais conteúdo exclusivo aqui

“Três décadas depois, a Jeep volta ao segmento de pick-ups. O conceito Open Air torna nosso lançamento o mais exclusivo do mundo”, diz o VP da Jeep para América do Sul, Alexandre Aquino.

Nos Estados Unidos, onde é fabricada, existem outras versões, inclusive a diesel, porém, no Brasil, a pick-up foi homologada apenas para o motor a gasolina, pois carrega em sua carroceria 674 kg (a carga mínima para ter o diesel como combustível pela legislação brasileira é de pelo menos uma tonelada).

Para os menos avisados, parece ser algo ruim ter uma pick-up desse porte movido a este tipo de combustível, porém, a expectativa da fábrica é de que o seleto grupo que certamente esgotará o primeiro lote das 300 unidades importadas da fábrica de Toledo, em Ohio, não vai se importar nem um pouquinho. Afinal, a proposta é o honesta: o que se vê na Gladiator é um Wrangler com o espaço de caçamba.

O pick-up, afinal, é para quem realmente tem o “espírito” Jeep e não tem problemas para abastecer um tanque que consome 6,5 percorrendo os trechos urbanos das cidades e, no mínimo, 7,4 km por litro de gasolina nas estradas. Mais uma vez, a fidelidade é com o Off-Road.

“Você pensa que uma pick-up terá dificuldade para transpor alguns obstáculos por causa de suas dimensões. Mas, com a Gladiator, dá para fazer tudo o que se pensa.  É sem dúvida alguma, a pick-up com DNA Jeep”, explica Rafael Pires, da Brand Jeep.

A máquina de transpor barreiras desembarca em solo brasileiro com certo atraso, mas ainda sem ter com quem concorrer, mesmo com o preço inicial de R$ 500 mil, pois foge do lugar comum quando o assunto é “consumidores de pick-ups médias”. Ela tem foco quase que exclusivo nos apaixonados pelo Off-Road, como os próprios compradores do Wrangler e quem se interessa e tem dinheiro para se integrar a esse mundo.