Nesta quinta-feira (4), a Xiaomi anunciou seu primeiro modelo de automóvel. No entanto, a empresa chinesa, mais conhecida por fabricar smartphones top de linha a baixo custo,não é a única do ramo a se aventurar no mercado automotivo.
Há mais de 20 anos, a Samsung é também uma marca de automóveis na Coreia do Sul, país natal da empresa. Criada em 1994, a Samsung Motors nunca decolou e quase faliu antes de fazer uma aliança com a Renault, em 1998.
A parceria Renault-Samsung surgiu a época como estratégia da aliança Renault-Nissan para vender modelos rebatizados da marca japonesa na Coreia do Sul.
Os modelos da Samsung
O primeiro modelo da Samsung foi o sedã médio SM5, lançado em 1998, que era o Nissan Maxima naquele ano. O SM5 é o mais longevo da Samsung sendo vendido até hoje.
A sigla SM significa sempre Samsung Motors. Já o número se refere ao tamanho dos modelos (3 são pequenos, 5 e 6 para médio e 7 para os grandes).
Fluence coreano
Outro modelo da marca é o Samsung SM3, que começou sendo originalmente o Nissan Altima e, depois, virou uma versão coreana do Renault Fluence, que recentemente saiu de linha no Brasil.
A gigante dos eletrônicos que produz o Samsung S10, principal concorrente do Iphone no mercado de smartphones, também vende o utlitário-esportivo QM3, que nada mais é que o Renault Captur. Comercializa também o QM6, o Renault Koleos com a logomarca automotiva da Samsung, que significa o "olho de um furacão".
Deve acabar em 2020
Em breve, a Samsung Motors vai deixar de existir. Isso porque a aliança com a Renault prevê o direito sobre o uso do nome da fabricante de celulares até 2020.
A tendência é que esse contrato não seja renovado. Com isso, a Renault deve assumir 100% da operação na Coreia do Sul.
Na América do Sul, é comum ver modelos da Samsung rodando como táxis pelas ruas de Buenos Aires, na Argentina, e também em Santiago, no Chile. Por algum tempo, a Renault vendeu os carros da marca coreana como importados.