Nesta quinta-feira (4), a Xiaomi anunciou seu primeiro modelo de automóvel. No entanto, a empresa chinesa, mais conhecida por fabricar smartphones top de linha a baixo custo,não é a única do ramo a se aventurar no mercado automotivo. 

Há mais de 20 anos, a Samsung é também uma marca de automóveis na Coreia do Sul, país natal da empresa. Criada em 1994, a Samsung Motors nunca decolou e quase faliu antes de fazer uma aliança com a Renault, em 1998.

A parceria Renault-Samsung surgiu a época como estratégia da aliança Renault-Nissan para vender modelos rebatizados da marca japonesa na Coreia do Sul.

Os modelos da Samsung

O primeiro modelo da Samsung foi o sedã médio SM5, lançado em 1998, que era o Nissan Maxima naquele ano. O SM5 é o mais longevo da Samsung sendo vendido até hoje.

A sigla SM significa sempre Samsung Motors. Já o número se refere ao tamanho dos modelos (3 são pequenos, 5 e 6 para médio e 7 para os grandes).

Fluence coreano

Outro modelo da marca é o Samsung SM3, que começou sendo originalmente o Nissan Altima e, depois, virou uma versão coreana do Renault Fluence, que recentemente saiu de linha no Brasil.

A gigante dos eletrônicos que produz o Samsung S10, principal concorrente do Iphone no mercado de smartphones, também vende o utlitário-esportivo QM3, que nada mais é que o Renault Captur. Comercializa também o QM6, o Renault Koleos com a logomarca automotiva da Samsung, que significa o "olho de um furacão".

Deve acabar em 2020

Em breve, a Samsung Motors vai deixar de existir. Isso porque a aliança com a Renault prevê o direito sobre o uso do nome da fabricante de celulares até 2020.

A tendência é que esse contrato não seja renovado. Com isso, a Renault deve assumir 100% da operação na Coreia do Sul.

Na América do Sul, é comum ver modelos da Samsung rodando como táxis pelas ruas de Buenos Aires, na Argentina, e também em Santiago, no Chile. Por algum tempo, a Renault vendeu os carros da marca coreana como importados.