Produzido na planta da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em Córdoba, na vizinha Argentina, o sedã compacto Cronos, derivado do Argo, já vendeu em pouco mais de um ano cerca de 40 mil unidades. 

Sua disputa no mercado é acirrada, já que tem como oponente mais imediato o VW Virtus, um modelo que cresce em vendas e tem críticas favoráveis tanto da imprensa como da opinião pública.

E como é a concorrência saudável que promove melhorias e aperfeiçoamentos, a Fiat investiu no Cronos, e para a linha 2020 do modelo, acrescentou a versão esportiva HGT. 

O Cronos HGT tem preço a partir de R$ 78.490. Além do visual com muitos detalhes que o diferencia de sedãs mais comportados, o conjunto, que casa com o conhecido motor E.torQ 1.8 16V quatro cilindros, aspirado, de 139 cv e torque de 19,3 kgfm, com o câmbio automático de seis velocidades, proporciona boa dirigibilidade e equilíbrio, que se adéquam bem à proposta do modelo. 

Personalidade própria

É preciso reconhecer que os engenheiros da FCA acertaram a mão na caracterização esportiva do Cronos HGT, que, na medida certa, sem exageros, consegue “dar seu recado”.

É um sedã que atende a família, mas que traz detalhes de aparência e equipamentos que o distingue das demais opções da linha Cronos e agrada aos olhos. 

Não é tarefa fácil saber dosar a medida exata que se deve caracterizar um modelo original para transformar seu visual em algo que sugira esportividade. E o trabalho no Cronos HGT começou pela pintura lisa, sem frisos ou algum outro adereço.

Os para-choques são pintados na mesma cor e a grade dianteira, preta, ressalta no conjunto, trazendo ao meio, como os demais modelos da gama, o símbolo da Fiat. 

Visual bem ‘clean’

O logo que o identifica está localizado na parte superior dos para-lamas dianteiros. É discreto como convém e não rouba a cena, que é justamente passar uma ideia “clean” de toda a carroceria. Os espelhos retrovisores são encapados na cor preta.

Na parte traseira, um pequeno aerofólio, também todo preto, na tampa do porta-malas, reforça a proposta esportiva da versão HGT do Cronos – ao menos no visual.

Emoldurando a placa, o nome Cronos, de um lado e um adesivo AT6, ambos, também pintados de preto, informam que se trata de um modelo com transmissão automática de seis velocidades. 

Externamente, as rodas de 17 polegadas seguem na cor de todos estes emblemas e têm dez raios. O teto pode ser preto, mas aí já entra nos muitos opcionais oferecidos no modelo, que inclui ainda bancos de couro, câmera de ré, airbags laterais e retrovisores com rebatimento elétrico, entre outros itens.

Conforto agrada, mas consumo poderia ser melhor

O conjunto motor e câmbio é o mesmo da versão Precision, assim como a suspensão, que é diferente do Argo HGT, com a proposta similar, mas que teve um trabalho especialmente feito de reforço para se adequar a uma dirigibilidade diferenciada.

No caso do hatch, as molas, os amortecedores e a barra estabilizadora foram adaptados para uma condução mais esportiva.

Em relação ao sedã, a montadora optou por não abrir mão do conforto familiar, dentro da sugestão inerente ao sedã e se limitou a “esportivizar” o Cronos em seu visual, que ficou “invocado” e tem causado boa impressão aos que tiveram contato com a nova versão. 

Consumo não é ponto alto do Cronos; mesmo com o sistema start-stop do motor, em percurso misto (cidade/estrada) a média não passou dos 8 km/L, rodando com etanol. 

O sedã da Fiat sai de fábrica equipado com controle de tração e de estabilidade e ainda traz encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para todos os cinco ocupantes, além de sistema Isofix para fixação da cadeirinhas infantis.

O conforto é aprimorado pelo ar-condicionado digital e a direção elétrica. O bom porta-malas de 525 L do Cronos eleva a fama do sedã de ser um carro espaçoso, como de fato é.

Acabamento escurecido

No interior, o acabamento é muito semelhante à versão Precision do Cronos. De série, os bancos são em tecido, os mesmos desta versão citada.

O painel de instrumentos com conta-giros e velocímetro analógico traz uma tela de sete polegadas e central multimídia com tela touchscreen do mesmo tamanho e compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Uma faixa central no console, na cor preta, o difere do Argo, que é pintada de vermelha.

O volante é multifuncional e tem base reta. Nele, há borboletas atrás para troca sequencial das marchas. Os ajustes de altura e profundidade da coluna de direção contribuem para encontrar a melhor posição de dirigir. No geral, o acabamento escurecido do Cronos HGT ficou bem interessante.

Precision custa R$ 3 mil a menos

O que difere o Cronos Precision 1.8 (R$ 75.490) da nova versão HGT é basicamente os detalhes visuais e as rodas de 17 polegadas. A lista de opcionais é praticamente a mesma. A Fiat só não oferece no Cronos Precision a opção de teto bicolor.

Virtus é principal rival, mas não tem visual ‘esportivado’

O principal concorrente do Fiat Cronos é o Volkswagen Virtus, que conta com a versão Comfortiline. O modelo usa motor 1.0 turbo, de 128 cv, e tem câmbio automático, de seis marchas. O preço se equivale ao pedido pelo Cronos HGT – R$ 78.590.

Outros dois renovados sedãs compactos que estão para chegar ao Brasil no mês que vem estão na alça de mira do Virtus e do Cronos – O novo Hyundai HB20S, que está passando por seu primeiro facelift e deverá ganhar substanciais mudanças em relação ao modelo atualmente comercializado.d

Outro que está com data marcada para fazer sua estreia em setembro é o Prisma, a variante com carroceria de três volumes do líder de vendas no país – o Onix.

Na China, o novo Prisma ganhou o nome de Onix sedã e teve uma versão “esportivada” (R-Line) lançada por lá. Com a chegada do Cronos HGT, não está descartado que a Chevrolet estreie uma opção esportiva do novo carro no Brasil também.

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