Traficantes da Bahia que agiam na Grande BH foram presos na manhã desta quinta-feira (17) em duas casas no bairro Vila Ecológica, na região do Barreiro, durante ação conjunta entre o 2º Batalhão de Policiamento Especializado da Polícia Militar de Minas Gerais (2º BPE), Polícia Civil da Bahia, Polícia Militar da Bahia e Ministério Público do Estado da Bahia. A "Operação Conexão" cumpriu dois mandados de prisão por tráfico de drogas e homicídio, além de ter detido duas pessoas em flagrante.
+ Siga o Super Notícia no Instagram
+ Siga o Super Notícia no Tiktok
Um dos principais alvos da Polícia Civil da Bahia, um homem de 41 anos, era investigado desde 2019 por exercer liderança de uma organização criminosa, somando diversos crimes, entre eles ser o mandante da morte de uma criança de oito anos, que foi vítima por engano, e tráfico de drogas. A atuação do grupo era principalmente na cidade de Eunápolis, no sul da Bahia.
"Descobrimos que ele tinha fugido para Belo Horizonte no ano passado para casa de parentes, e passou a atuar também na Grande BH. Além dele, outro alvo, um homem de 37 anos, que já vinha sendo investigado por associação a essa organização criminosa, estava atuando junto com o de 41. São membros importantes de uma facção na Bahia", detalhou Manoel Vieira, delegado titular da Delegacia de Eunápolis, no sul da Bahia.
Traficantes da Bahia que agiam na Grande BH foram presos na manhã desta quinta-feira (17) em duas casas no bairro Vila Ecológica, na região do Barreiro, durante ação conjunta entre o 2º Batalhão de Policiamento Especializado da Polícia Militar de Minas Gerais (2º BPE), Polícia… pic.twitter.com/BYFVOxyjCp
— O Tempo (@otempo) July 17, 2025
A organização criminosa da qual os dois homens fazem parte é investigada também por atentar contra agentes de segurança pública, com direito a um atentado ao diretor do presídio de Eunápolis e uma rebelião com fuga de 15 detentos da unidade prisional, segundo Vieira.
Os dois principais alvos da operação atuavam como empresários em Betim e no Barreiro, com comércios de cosméticos e açougue, desde o ano passado. Além deles, um outro homem de 22 anos, e uma mulher de 31, esposa do suspeito de 41, foram presos em flagrante, todos sem apresentar resistência.
"Enquanto na Bahia eles eram bastante procurados, aqui em Minas Gerais eles atuavam como anônimos nesses comércios. Sabemos que organizações criminosas se aproveitam de estabelecimentos para lavagem de dinheiro, e isso está sendo investigado. Além disso, também há uma possibilidade grande deles fazerem transporte de armas entre os estados", explicou o Major Mardones, do Grupamento Especializado em Recebimento, do 2º BPE.
Durante a operação, os agentes também apreenderam uma pistola Beretta 9mm, 50 munições 9mm, cinco munições de calibre 38, 23 porções de maconha, 73 pedras de crack, 41 pinos de cocaína e balanças de precisão.