A realização de um “rolezinho do grau” foi interrompida pela Polícia Militar (PM) em um loteamento no bairro Santa Tereza, em Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas Gerais, neste fim de semana (19 e 20/7). Esse tipo de evento é marcado por corridas de moto em alta velocidade e manobras perigosas em via pública, como empinar o moto — prática conhecida como “grau”.
De acordo com a Polícia Militar, moradores da região denunciaram uma situação de desordem no loteamento. A corporação recebeu informações de que um grupo de motociclistas se reunia no local para realizar manobras perigosas, consideradas infrações de trânsito. “Colocando em risco a integridade física de pedestres e demais condutores”, informou a PM.
As manobras ocorriam nas proximidades de uma área frequentada por grande número de crianças, segundo a polícia. Além disso, barracas haviam sido montadas para a venda de bebidas alcoólicas.
A operação Batida Policial interrompeu o evento, abordando os motociclistas e realizando fiscalização de trânsito em locais estratégicos. Conforme a corporação, dois veículos foram removidos para o pátio e oito autos de infrações de trânsito (AITs) foram confeccionados.
Dar grau em moto é infração?
Dar grau em moto — ou seja, empinar a moto — é infração gravíssima de trânsito no Brasil. Quem for flagrado pode receber multa de R$ 293,47, ter o direito de dirigir suspenso e a motocicleta apreendida. Conforme a legislação, o condutor responde administrativamente pelas infrações.