Um detento de 33 anos morreu nessa quinta-feira (3/7) durante briga no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A confusão ocorreu dentro da cela.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que todas as medidas administrativas relativas ao óbito do detento foram tomadas pela direção do presídio. Conforme a pasta, policiais penais intervieram em uma briga entre presos em uma das celas. O detento foi retirado do local e atendido, primeiramente, pela equipe de enfermagem do presídio e, na sequência, transferido para o Hospital Municipal, onde morreu.
“A direção da unidade prisional instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido. No curso das investigações internas, os presos da cela serão ouvidos pelo Conselho Disciplinar da unidade prisional e poderão sofrer sanções administrativas, que vão de advertência à comunicação ao juiz da execução”, disse a Sejusp. Caso o juiz seja comunicado do caso, isso pode prejudicar a execução da pena pelos presos.
Já as investigações criminais são de responsabilidade da Polícia Civil. O detento chegou no Presídio Inspetor José Martinho Drummond em dezembro do ano passado, mas possuía passagens pelo sistema prisional desde 2012.