O programa de castrações de cães e gatos promovido pela Prefeitura de Santa Luzia ultrapassou a marca de mil procedimentos realizados desde seu início, em março de 2025. Até o fim de junho, haviam sido esterilizados 403 cães e 417 gatos. No último mutirão realizado entre os dias 14 e 17 de julho, mais 210 animais foram atendidos, completando o total de 1.030 castrações.
Atualmente, as castrações são feitas por meio de um castramóvel terceirizado, enquanto a unidade oficial do município passa por reforma. A previsão é a de que, concluídas as obras, as duas unidades operem simultaneamente: uma estacionada na sede da prefeitura, outra itinerante pelos bairros. A prefeitura, neste momento, está concentrando esforços na contratação de pessoal e aquisição de insumos para reativar o funcionamento do castramóvel oficial.
+ Siga o Super Notícia no Instagram
+ Siga o Super Notícia no Tiktok
Segundo o coordenador de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Matheus Cristian Guimarães Silva, a expectativa é ultrapassar 2.000 castrações até o fim do ano. "A castração é uma medida de saúde pública e bem-estar animal. Embora pareça algo drástico sob a ótica humana, é fundamental para evitar a reprodução descontrolada, que resulta em abandono, maus-tratos e superlotação dos abrigos. Castrar é uma forma responsável e ética de cuidar tanto dos bichos quanto da cidade.", enfatizou Matheus.
Cadastro dos animais
As ações de castração são realizadas mensalmente em blocos de três a quatro dias consecutivos. Todos os interessados — sejam moradores de baixa renda inscritos no CadÚnico, protetores de animais cadastrados na prefeitura ou demais residentes do município — devem se cadastrar pelo aplicativo Conecta Santa Luzia.
O aplicativo pode ser baixado pelo AppleStore e PlayStore para quem tem aparelhos Android. Segundo a coordenação de Zoonozes do município, a prioridade é dada aos dois primeiros grupos, mas os demais serão chamados conforme a disponibilidade de vagas excedentes, o que, segundo a coordenação, tem ocorrido com frequência.
João Victor Teixeira, agente de combate a endemias do município, disse ao Super Notícia que o aplicativo é fácil de ser utilizado e que a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, utiliza o Sistema Nacional de Regulação, que é online e pertence ao Ministério da Saúde. Ele é utilizado para gerenciar o acesso a serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), como consultas, exames e internações.
O sistema também organiza a fila de espera e permite o controle do fluxo de pacientes, desde a atenção básica até a alta complexidade. "No nosso caso, ele é utilizado dentro do aplicativo para o cadastro dos animais que serão castrados", disse João Victor.
A Pet Sem Fronteiras é a empresa responsável pelo serviço de castração. Ela é especializada em castração itinerante de animais de estimação e fornece toda a infraestrutura e veterinários para realizar os procedimentos.
Serviço
Próxima etapa de castração:
Dia: 26 de agosto
Endereço: Avenida 8, número 50 (sede da Prefeitura), bairro Frimisa