Se desejar fazer sua reclamação, envie uma mensagem com foto pelo WhatsApp para o número (31) 98475-5294.
A longa espera por asfaltamento na Rua dos Mouras, no bairro Caiçara, região Noroeste de Belo Horizonte, fez os moradores perderem a paciência e acionarem o Panelaço do Super Notícia. Segundo Antônio do Pomar, morador da região, a via de pouco mais de 150 metros aguarda por obras de pavimentação há pelo menos cinco décadas.
“Precisamos colocar roupa para secar apenas à noite, porque durante o dia a poeira é demais. Além disso, a Prefeitura de Belo Horizonte se recusa a asfaltar a rua por considerar que se trata de um terreno de ocupação. Mas nós pagamos IPTU, luz, água, e as casas têm escritura”, relata.
+ Siga o Super Notícia no Instagram
+ Siga o Super Notícia no Tiktok
No local também passa o Córrego Engenho Nogueira, motivo de preocupação para quem vive na rua. “O fedor é demais. Quando chove, não dá para andar aqui. E agora, nesse calor, fica difícil até de respirar. Há ainda uma nascente que se mistura com essa água suja. Estamos perdendo em preservação ambiental”, completa Antônio.
Outra moradora, a homeopata Lúcia Freitas, mostrou à reportagem documentos que, segundo ela, comprovam a regularidade da ocupação. “A PBH considera que a Rua dos Mouras está em uma área indivisa - ou seja, um imóvel que pertence a várias pessoas em comum, sem divisão física ou legal, como em um condomínio rural. Mas isso está incorreto. Os imóveis já estão separados há anos”, afirma.
A longa espera por asfaltamento na Rua dos Mouras, no bairro Caiçara, região Noroeste de Belo Horizonte, fez os moradores perderem a paciência e acionarem o Panelaço do Super Notícia. Segundo Antônio do Pomar, morador da região, a via de pouco mais de 150 metros aguarda por obras… pic.twitter.com/w81lbyCKdk
— O TEMPO (@otempo) September 10, 2025
O que diz a Prefeitura de Belo Horizonte
A Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) informou que a rua está localizada em área de preservação ambiental e que o trecho é considerado uma ocupação irregular. Ressaltou ainda que qualquer intervenção depende da elaboração de projeto específico e da aprovação dos órgãos competentes, não havendo, no momento, previsão de urbanização da via.
Segundo a pasta, está em fase final a elaboração de projetos para o tratamento de fundo de vale complementar à sub-bacia hidrográfica do Córrego Engenho Nogueira, no trecho da Rua Antônio Henrique Alves, adjacente à Rua dos Mouras.
O que diz a Copasa
A Copasa informou que há rede coletora e interceptora de esgoto em toda a extensão do Córrego Engenho Nogueira, que passa pela Rua dos Mouras. A Companhia destacou que a operação e manutenção de águas pluviais, bem como as estruturas dos córregos e vias, são de responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte.
A estatal acrescentou que uma equipe será enviada nesta quarta-feira (10/09) para verificar os sistemas operados pela empresa.
Panelaço do Super Notícia: faça aqui sua reclamação. Envie sua denúncia com foto para o número de WhatsApp (31) 98475-5294. Sua denúncia pode ajudar a prevenir problemas de saúde pública na sua comunidade.