Para o Atlético, é o momento de virar a chave e se dedicar à final do Campeonato Mineiro. No América, a chance de conquistar um título que pode dar um ânimo maior para a sequência de compromissos de “gente grande” na Copa do Brasil e na Série A do Brasileiro. Duas equipes que se destacaram durante a primeira fase do Estadual e começam o duelo pela taça neste domingo (16), às 16h, na Arena Independência.
O América, mandante do primeiro jogo, teve uma semana inteira de treinamentos, enquanto o Galo precisou se dedicar à Libertadores e faz seu primeiro e último treino focado na final do Estadual na tarde deste sábado (15). Apesar disso, o Atlético tem a vantagem do empate, por ter terminado a primeira fase na primeira colocação. Um duelo com altos e baixos para as duas equipes, que promete ser bastante equilibrado.
No início do campeonato, o Galo era visto como o principal favorito a levantar a taça. Nas primeiras rodadas, o time alvinegro deslanchou. Com a chegada do técnico Cuca, a equipe precisou de alguns jogos para se adaptar e acabou caindo de rendimento. Com isso, o Coelho cresceu na competição e até brigou pela liderança, mas, no confronto direto, na 7ª rodada, o Galo levou a melhor por 3 a 1.
O meia Alê, do Coelho, afirmou que toda equipe estudou bastante o adversário para conseguir levar a melhor no domingo. A mesma tática foi adotada contra o Cruzeiro, também na primeira fase, quando o América conseguiu derrotar o rival. A ideia é repetir a dose, com foco nas dificuldades do Galo.
“Estudar as fragilidades do adversário. Nessas ocasiões tivemos êxito contra o Cruzeiro, então, contra o Atlético ainda na primeira fase a gente não conseguiu implementar aquilo que a gente tentou colocar em prática dentro de campo, então, a gente estudou muito mais para esse jogo para não cometer os mesmos erros da primeira fase e aproveitar mais as fragilidades deles”, disse o meia.
Por conta do desgaste da semana, com a viagem para a Colômbia, Cuca admitiu que pode poupar alguns jogadores. “Vou com força máxima, mas força máxima não significa os mesmos 11 que jogaram hoje. Eu vou medir junto com a fisiologia e preparação física. Todos que estiverem nas melhores condições vão jogar. Isso é força máxima", disse Cuca comentando o desgaste físico no jogo.
Ficha técnica
América x Atlético
Motivo: primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro
Data: domingo, 16 de maio de 2021
Horário: 16h
Local: Arena Independência
Transmissão: Globo, Premiere e rádio Super 91,7 FM
Árbitro: Wanderson Alves de Souza (CBF)
Assistentes: Ricardo Junio de Souza e Frederico Soares Vilarinho (CBF)
Árbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (CBF)
Provável América: Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Eduardo Bauermann, Anderson e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Alê; Bruno Nazário, Felipe Azevedo (Ademir) e Rodolfo.
Provável Atlético: Everson; Guga (Mariano), Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Jair (Allan), Tchê Tchê e Nacho Fernández; Hulk, Savarino e Keno. Técnico: Cuca