Afogados da Ingazeira (PE). Ao eliminar o Atlético, na última quarta-feira (26), na segunda fase da Copa do Brasil, o Afogados-PE – clube do interior de Pernambuco com pouco mais de seis anos de fundação – terá a chance de fazer a primeira viagem de avião de sua história.

A Coruja, como é conhecida, passou a disputar competições oficiais em 2014, a princípio, pela Série A2 de Pernambuco. Em 2016, chegou à decisão da Segundona estadual, perdeu a final, mas garantiu vaga na elite do Estado para 2017.

No ano passado, o time terminou o Campeonato Pernambucano em terceiro lugar, ficando com o simbólico título de campeão do interior e, assim, conquistou as vagas na Copa do Brasil e na Série D de 2020 pela primeira vez. O Afogados nunca disputou a Copa do Nordeste, já que as vagas são destinadas às equipes melhores colocadas no ranking da CBF.

Após desclassificar o Galo, o Afogados vai enfrentar Ponte Preta ou Vila Nova na terceira fase da Copa do Brasil, ou seja, terá que pegar um voo ou para Goiânia ou para Campinas. A próxima fase já será disputada em partidas de ida e volta. Os custos de passagem e hospedagem são bancadas pela CBF.

Nas duas primeiras fases da Copa do Brasil deste ano, disputadas em partidas únicas, o Afogados jogou em casa, tanto na vitória sobre o Atlético-AC, por 3 a 0, quando no triunfo sobre o Atlético nos pênaltis, por 7 a 6, após empate em 2 a 2 no tempo normal.

O Afogados nunca realizou partidas oficiais fora do Estado de Permambuco, apenas jogos amistosos.