Recuperar a confiança. Essa tem sido uma frase comum entre os jogadores do Atlético na temporada, por não conseguir repetir as boas atuações de 2021. Mas o que, de fato, significa? O que dá para ser feito? Por que os resultados não chegam? Ter a confiança de volta pode devolver o bom desempenho à equipe? São perguntas que Cuca tentou responder.
Leia mais: Galo: Cuca garante Palmeiras favorito e espera ‘sorte’ na Libertadores
Após a derrota por 3 a 2, de virada, para o Athletico-PR no domingo (7), o técnico Cuca, que voltou ao comando do Galo em julho, sete meses após pedir para deixar o time em dezembro de 2021, falou sobre essa dificuldade do elenco. Para o treinador, seria bom se tivesse uma “poção mágica”.
“Se tivesse um remédio para comprar e ‘pum’, era fácil, mas isso se faz cada um trabalhando o seu íntimo, o inteiro. Às vezes o que me passa confiança é fazer coisas boas, ter uma fé maior, treinar um pouco mais tal situação, conversar um pouco mais com o companheiro e pensar mais um pouco no coletivo do que no individual. Eu sempre aprendi que quando não se está 100% em dia com a confiança, o coração é o primeiro a ir. Se o coração vai bem, traz tudo junto. De repente é colocar um pouquinho mais de coração no jogo. Eu, eles, todos nós. Não que esteja faltando. Mas quem sabe isso”, afirmou.
Leia mais: ‘Jogávamos de olhos fechados ano passado’, diz Hulk sobre oscilação do Galo
O comandante alvinegro ainda revelou uma conversa que teve com um jogador do atual elenco. Sem citar o nome, Cuca afirmou que o atleta disse perder a confiança quando acaba errando passes. O conselho que o técnico deu ao jogador foi para que ele parasse de errar, fizesse o básico primeiro, o “feijão com arroz”.
“Como eu conversei com um jogador nosso, veterano, ele disse ‘quando erro os dois, três primeiros passes, eu perco a confiança'. Eu falei: ‘então não erre. Acerte os primeiros passes, faça o simples para depois fazer tudo que você pode’. Isso também é outra coisa. Começar fazendo o simples para acabar fazendo tudo o que você pode. Essa também é uma opção para aumentar a nossa confiança”, explicou.
Na tarde desta terça-feira (9), o Atlético precisa colocar a confiança na bagagem antes de embarcar para São Paulo, onde enfrenta o Palmeiras n a quarta (10), pela decisão das quartas de final da Libertadores. O psicológico do grupo que fez uma ótima partida no primeiro encontro, abriu 2 a 0 e tomou o empate no fim, precisa melhorar, se quiser avançar de fase no torneio continental.