Isabelly Morais
@otempo
21/09/20
14h48

Ataque x defesa

Galo tem o melhor ataque do Brasileiro, mas ainda busca defesa mais 'fechada'

Atlético tem média de 1,2 gol sofrido por jogo na competição nacional

Galo já marcou 18 gols em 10 partidas no Brasileiro — Foto: Pedro Souza / Atlético
Isabelly Morais | @otempo
21/09/20 - 14h48

O Atlético é líder do Campeonato Brasileiro mesmo com um jogo a menos. O Galo tem o melhor ataque da competição, com 18 gols em dez partidas, mas ainda liga o alerta para o número de gols sofridos. Enquanto faz mais do que leva para poder vencer, isso não é um problema. Mas, é preciso tomar cuidado com os números lá de trás.

No Brasileiro, o Galo levou 12 gols em 10 partidas, média de 1,2 gol por jogo. Dos times do G-6 do Campeonato Brasileiro, só o Flamengo sofreu mais (13 gols). No geral da competição, oito equipes sofreram menos gols que o Atlético: Internacional, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Fortaleza, Grêmio, Athlético-PR e Botafogo.  

Desde que Sampaoli chegou ao Atlético, o Galo entrou em campo 17 vezes. O time marcou 33 gols, média de 1,94 por jogo, desde então. Em contrapartida, o Galo de Sampaoli sofreu 16 gols, média de 0,94, quase um gol, por partida. O estilo de Sampaoli é de times que marcam, mas que também levam muitos gols pela exposição ao ataque o tempo inteiro.

Nos 17 jogos de Sampaoli no comando do Atlético, o time só não levou gols em sete partida. A defesa do Galo teve 100% de aproveitamento contra Patrocinense e América, no Mineiro, além de Flamengo, Ceará, Tombense, São Paulo e Coritiba, no Brasileiro.

O número de gols sofridos pelo Galo tem sido percebido pelo elenco e repercutido nos trabalhos de Jorge Sampaoli. Para o lateral-direito Guga, o Atlético pode se complicar com esses números defensivos quando o ataque não funcionar.

"A gente sabe desse momento de sofrer gols, mas ele cobra demais da gente de não sofrer. Por mais que a gente ataque e tenha feito bastante gols, a gente sabe que não pode dar mole no futebol. Tem dias que é difícil da bola entrar. Isso pode nos punir mais para frente, mas temos trabalhado bastante para diminuir esse número de gols sofridos", comentou.

Melhores ataques do Brasileiro
- Atlético: 18
- Internacional, Vasco e Corinthians: 15
- Palmeiras, Santos e Bragantino: 14

Melhores defesas do Brasileiro
- Internacional e Grêmio: 7
- Palmeiras e Santos: 9
- Vasco e Athlético-PR: 10

 

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000