Obviamente, cada jogo é um jogo. A cada ano, os times mudam, a mentalidade e condição física dos jogadores também. No entanto, não há como brigar com retrospecto e números: o Atlético não vem sendo um grande carrasco do São Paulo em jogos no Morumbi.

Dos últimos cinco confrontos pela Série A do Campeonato Brasileiro, o Galo venceu dois, empatou um e perdeu dois, sendo o último um inesquecível 3 a 0. Porém, 2021 é um ano atípico, pelo fato de o elenco alvinegro estar mais bem preparado, ter mais peças de alto nível e estar na liderança isolada da competição, além de brigar por outros dois títulos como um dos favoritos.

Além disso, o São Paulo não é um dos melhores mandantes do Brasileirão: está na 12ª posição neste quesito. Em 10 jogos, foram apenas três vitórias, cinco empates e duas derrotas. Por outro lado, o Galo é o melhor visitante: em 11 partidas, são sete vitórias, dois empates e duas derrotas.

Últimos anos

Em 2016, em jogo que marcou a estreia do venezuelano Otero, o Atlético tomou um gol logo no começo, mas alcançou a virada com Maicosuel e Lucas Pratto. No ano seguinte, outra vitória: um 2 a 1, com gols de  Cazares e Rafael Moura.

Em 2018 que as coisas começaram a desandar. O time perdia até o meio do segundo tempo, quando virou, com Roger Guedes e Ricardo Oliveira. O empate amargo veio com Diego Souza, no final do jogo.

Em 2019, derrota por 2 a 0. Já no Brasileirão de 2020, partida aconteceu quando ambos os times brigavam pela liderança, na 26ª rodada. Time do Galo, que era comandado por Jorge Sampaoli, tinha jogadores considerados titulares hoje em dia, como Everson, Júnior Alonso, Guilherme Arana e Allan, expulso naquela oportunidade. Clube tomou um 3 a 0, de um time que assumiu a ponta e dominou quase toda a partida.

Historicamente, o Atlético tem ampla desvantagem em jogos no Cícero Pompeu de Toledo. Ao todo, são 37 jogos contra o Tricolor, sendo 10 vitórias, nove empates e 18 derrotas. Galo fez 38 gols e sofreu 62.