Começa nesta terça-feira (21), em Uberlândia, a era Rafael Dudamel, no Atlético. O treinador venezuelano estreia no comando do Galo, e o alvinegro estreia no Campeonato Mineiro contra o Verdão, às 21h30, no Parque do Sabiá. A expectativa do atleticano é grande para ver a nova cara da equipe, já que as atividades táticas de pré-temporada foram fechadas à imprensa.

Dudamel disse apenas que questões físicas vão prevalecer neste começo de ano. "Não é normal usar a competição para a preparação e as duas primeiras semanas servirão para terminar nossa preparação, sem deixar de competir. A equipe não vai estar em sua melhor versão física nas primeiras duas ou três partidas. Mas vamos formar uma equipe que quer sempre ganhar e tem que superar essa dificuldade física", destacou o treinador.

O Atlético anunciou quatro reforços para 2020: o lateral-direito Mailton, o volante Allan e os meias Hyoran e Dylan Borrero. É possível que alguns deles já atuem nesta noite. O zagueiro Gabriel e o atacante Edinho voltam de empréstimo e integram as novidades da temporada.

A diretoria atleticana fez uma boa reformulação no elenco, com a saída de nomes experientes, como Leonardo Silva, Elias, Luan e Chará. A média de idade do elenco baixou de 27,2 para 24,4 anos. Aos 34 anos, o lateral-esquerdo Fábio Santos, que vai para a sua quinta temporada no clube, faz parte da turma dos mais rodados. Ele encarou essa renovação como algo normal.

"É natural isso acontecer. São fases e momentos que acontecem dentro do futebol. Em alguns momentos preferem jogadores mais experientes, às vezes, mais jovens. Temos que ter essa mescla. É lógico que você não pode ter um time mais pesado (mais velho) porque a temporada é longa e isso acaba incomodando", ponderou.

Metas

Maior campeão mineiro, com 44 conquistas, o Atlético entra na disputa estadual para retomar a hegemonia do Estado, o que não acontece há dois anos. O último título foi em 2017. Com o rival Cruzeiro na Segunda Divisão nacional, o Galo entra no Campeonato Mineiro com certa obrigação para levar a taça.

Vice-campeão do Módulo II no ano passado, o Uberlândia está de volta à elite mineira para se manter e, quem sabe, beliscar uma classificação às semifinais. A equipe é comandada pelo técnico Felipe Surian e tem nomes experientes no elenco, como o volante Leandro Salino, de 34 anos, e o zagueiro Plínio, de 35. A equipe alviverde realizou seis amistosos na pré-temporada, com duas vitórias, três empates e uma derrota. O clube colocou uma carga de 19 mil ingressos à venda, com preços que variam entre R$ 20 e R$ 80.

 

FICHA TÉCNICA

Campeonato Mineiro – 1ª rodada

Estádio: Parque do Sabiá, em Uberlândia

Horário: 21h30

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima

Transmissão: SporTV e Rádio Super 91,7 FM

Uberlândia

Rafael; Joazi, Plínio, Rogério e Fábio Alves; Serginho, Leandro Salino e Diogo Peixoto; Wandinho, Felipe Alves e Dija Baiano. Técnico: Felipe Surian

Atlético

Michael; Patric (Mailton), Igor Rabello, Réver (Gabriel) e Fábio Santos; Jair (Zé Welison), Allan, Hyoran, Bruninho, Marquinhos e Di Santo (Ricardo Oliveira). Técnico: Rafael Dudamel