Mercado

Zaracho no Galo: conheça a promessa argentina que pode ser o novo 10 do Atlético

Meia de 22 anos soma convocações para a sua seleção, é muito habilidoso e tem acerto encaminhado com o Atlético

Por Isabelly Morais
Publicado em 13 de outubro de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

O técnico Jorge Sampaoli pediu ao Atlético pela contratação do meia Matías Zaracho, do Racing, e conseguiu. O clube argentino aceitou a oferta do Galo de 6 milhões de dólares por 50% dos direitos do jogador de 22 anos, e agora o treinador vai poder contar com mais um peça para o meio-campo. E não é qualquer peça. Zaracho é considerado uma das grandes promessas do futebol argentino atualmente. 

O jovem atleta foi revelado nas categorias de base do Racing, único clube que defendeu até então na carreira. Amante do futebol argentino, repórter do jornal O Tempo e comentarista da rádio Super 91,7 FM, o jornalista Fernando Martins Y Miguel analisou a nova contratação do Atlético.

"Para mim, vai ser um grande reforço. Um grande 'enganche', como a gente chama na Argentina, que é aquele jogador que tem a condução de bola como sua principal característica. Ele faz a ligação do meio com o ataque. É destro, mas trabalha bem com a perna esquerda. É habilidoso, veloz e, principalmente, joga verticalmente, que é uma característica que Sampaoli gosta", pontuou Fernando. 

O meia soma passagens pelas seleções de base da Argentina e, no ano passado, passou a ser acionado também para a principal, comandada por Lionel Scaloni. Zaracho é muito promissor e pode desenvolver melhor um ponto nas mãos de Sampaoli: a definição. O jornalista argentino Nicolás Montalá, que cobre o Racing pelo Diario Olé, analisou qualidades e destacou ajustes que o meia pode fazer em seu futebol.

"Zaracho é um meio-campista com muita dinâmica. Ele chega muito à área adversária aparecendo de surpresa, é veloz. O Zaracho só precisa se acalmar mais na hora de definir, porque ainda falta a ele o gol. Pode jogar tanto por uma área mais central no meio como também mais aberto, mas é melhor pelo meio. Tem muito futuro", opinou.

Potencial de revenda

O jogador vinha sendo observado por clubes da Europa, especialmente por alemães e pelo Milan, da Itália. Na Inglaterra, despertou a atenção do também argentino Marcelo Bielsa, que comanda o Leeds United. Com projeção de um grande futuro, Zaracho pode ser o novo camisa 10 do Galo, como destacou Fernando Martins.

"O Zaracho vinha sendo interesse do Marcelo Bielsa, que queria levá-lo para o Leeds para disputar a Premier Legue. O Atlético faz a aquisição de 50% dos direitos e, muito provavelmente, aposta numa possível revenda, porque é um jogador com perfil europeu. Ele tem muito lastro para desenvolver. Tenho certeza que o Atlético muda de patamar. O meio-campo aumenta suas qualidades, opções. Agora pode ter um camisa 10 para chamar de seu", completou o jornalista.

Em 91 jogos pelo Racing, o meia marcou 12 gols. Nas temporadas 2018/19 e 2019/20 pelo clube, anotou oito gols, deu cinco assistências, 40 passes decisivos, teve nove grandes chances criadas, tentou 71 chutes (com 33 no gol) e 110 desarmes, segundo o site estatístico SofaScore.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!