Titular absoluto do Cruzeiro, o goleiro Rafael Cabral está na mira da Sampdoria. O jogador, inclusive, já teria sido procurado pelo clube italiano, que estaria disposto até a pagar a multa rescisória.
Oficialmente, o Cruzeiro não fala sobre "especulações do mercado". O clube também não confirma o valor da multa rescisória do goleiro.
A informação sobre o interesse da Sampdoria no goleiro celeste foi divulgada inicialmente pelo canal Samuel Venâncio.
Contratado no início desta temporada, com a dura missão de 'substituir' ao ídolo Fábio, que deixou o clube depois de mais de 15 anos após não entrar em acordo salarial com a gestão Ronaldo Fenômeno, Rafael Cabral, de 32 anos, superou a desconfiança inicial da China Azul e passou a ser um dos pontos fortes da defesa celeste.
Rafael Cabral disputou 37 das 40 partidas do Cruzeiro nesta temporada, não tendo sido titular apenas na estreia, quando sua documentação ainda não havia sido regularizada na CBF, e nos dois duelos do Campeonato Mineiro em que Pezzolano optou pela escalação de um time reserva.
Velho conhecido
Rafael Cabral já teve uma passagem pela Sampdoria. Após se destacar pelo Napoli no período de 2013 a 2018, o goleiro foi contratado pela equipe de Gênova. Entretanto, teve poucas chances de atuar.
Entre 2018 e 2019, Rafael Cabral fez apenas quatro partidas pela Sampadoria: duas pela Série A do Campeonato Italiano e duas pela Copa da Itália. Naquela época, Marco Giampaolo, técnico da Sampdoria, acabou optando por escalar o italiano Audero como titular. E, em boa parte das partidas, o esloveno Belec era o reserva.
Sem muitas oportunidades na Sampdoria, Rafael Cabral optou por se transferir para o Reading, que disputava a segunda divisão da Inglaterra. No clube inglês voltou a ter maior sequência de jogos, mas acabou 'sumindo' do radar das grandes equipes europeias.
Contratado nesta temporada pelo Cruzeiro, o goleiro recuperou sua melhor forma física e técnica e voltou a chamar atenção de equipes europeias.
Resta saber se Rafael Cabral estaria disposto a retornar para a Sampdoria, que segue sob o comando do técnico Marco Giampaolo e continua com Audero como titular do gol. No momento, os reservas para a posição são os também italianos Falcone (27 anos) e Ravaglia (33 anos).
Financeiramente o Cruzeiro não tem como 'competir' no momento, até mesmo em função da grave crise enfrentada pelo clube celeste. Se a Sampdoria resolver mesmo pagar a multa rescisória, não há o que fazer.
O que pode pesar a favor da Raposa é o fato de que Rafael Cabral ter se identificado rapidamente com o Cruzeiro e, em quase todas as coletivas, falar sobre o privilégio de defender a equipe, a oportunidade de conquistar o acesso e cravar seu nome na história do clube.