Adversário do Cruzeiro na próxima sexta-feira (3), pela 10ª rodada da Série B do Brasileiro, o Operário não é um oponente muito 'rotineiro' para a Raposa: até aqui, as equipes se enfrentaram apenas cinco vezes. E o histórico dos - raros - confrontos, apresenta muito equilíbrio.

No total, foram apenas cinco confrontos entre as equipes, com duas vitórias de cada lado e um empate. Nestas partidas, cada uma das equipes marcou cinco gols.

A primeira partida entre Cruzeiro e Operário foi um amistoso disputado em 12 de agosto de 1990 em Ponta Grossa. Comandado pelo técnico Carbone, o time celeste contava com jogadores como Adílson e Paulão na zaga, Ademir, Paulo Isidoro e Ramon no meio, Hêider e Edson no ataque. Mesmo assim, acabou derrotado por 1 a 0.

Depois, as equipes ficaram mais de 30 anos sem medirem forças. Os novos confrontos só vieram depois que o Cruzeiro acabou rebaixado para a Série B do Brasileiro.

Nas duas últimas edições da Série B, o equilíbrio também foi a tônica, com os jogos em que houve vencedor sendo definidos pela difrença mínima no placar.

Pela edição de 2020, o Cruzeiro foi quem se deu bem, conquistando duas vitórias: 1 a 0 no estádio Germano Kruger e 2 a 1 em casa.

Já no ano passado, foi a vez do Fantasma sair por cima: a Raposa acabou derrotada por 2 a 1 no Paraná e depois amargou um empate em 1 a 1 no duelo do returno.

Na próxima sexta, o Operário volta a receber o Cruzeiro em Ponta Grossa. Neste ano, no returno da Série B, pode ser realizado o primeiro duelo entre as equipes no Mineirão. Nos dois últimos anos, os confrontos com o mando do Cruzeiro foram disputados no  Independência (pela Série B 2020) e na Arena do Jacaré (Série B 2021).

Enquanto o Cruzeiro é líder isolado da Série B com 22 pontos (sete vitórias, um empate e uma derrota), o Operáio está em sétimo lugar, com 12 pontos (3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.

Comandado pelo Claudinei Oliveira, o Operário vem de derrota na última rodada para o Londrina, por 2 a 1, fora de casa. Entre os jogadores mais conhecidos da equipe está o goleiro Vanderlei, ex-Coritiba, Santos, Grêmio e Vasco.