Da redação
@superfcoficial
17/09/19
19h07

DataFolha

Diretor diz que foi ameaçado após apontar Cruzeiro com maior torcida de MG

Em entrevista aos canais ESPN, Mauro Paulino ainda falou sobre a fidelidade do brasileiro ao futebol, segundo ele, maior que à religião

Torcedores do Cruzeiro, de acordo com pesquisa, possuem o dobro de torcedores do rival Atlético — Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Da redação | @superfcoficial
17/09/19 - 19h07

Em entrevista aos canais ESPN, Mauro Paulino, diretor do Instituto DataFolha relembrou a primeira ameaça de morte que recebeu após a divulgação de resultados das pesquisas relacionadas às maiores torcidas do futebol brasileiro. Segundo ele, o primeiro caso de intimidação aconteceu justamente quando o Insituto alçou o Cruzeiro à condição de maior torcida do estado, superando o Atlético. As ameaças passaram a ser mais constantes no último ano. 

"Há mais semelhanças e diferenças entre as pesquisas eleitorais e de futebol. Uma semelhança muito forte é que são dois temas tratados com mais paixão do que razão. Eu estava comemtando a única vez que nós, do DataFolha, havíamos sofrido ameaça de morte foi quando nós revelamos que em Minas o Cruzeiro tem mais torcedores que o Atlético. Eu me lembro que havia aquele torneio do povo, que eram os clubes com mais torcida que disputavam, que era Corinthians, Flamengo, Atlético e, se não me engano, Internacional. Mas em Minas estava errado. O Cruzeiro é o time do povo, tem mais torcedores do que o Atlético. E os torcedores do Atlético ficaram revoltados a ponto de nos ameaçarem de morte, foi a primeira vez. Ano passado, isso virou arroz de festa", disse Mauro. 

O responsável pelo DataFolha ainda avaliou a metodologia de pesquisa empregada na mais recente pesquisa sobre as maiores torcidas do Brasil. Há semelhanças com as eleitorais, mas há uma fidelidade maior do brasileiro com o time de futebol do que com a religião que professa. 

"Sobre a metodologia é exatamente a mesma que utilizamos nas pesquisas eleitorais. Os resultados no primeiro turno divergiram um poucoi da última pesquisa  porque houve movimento entre o momento da última pesquisa e o momento que o eleitor foi votar. Houve uma parcela de eleitores que seguiram a onda bolsonarista e acabaram votando de acordo com essa onda, que foi muito forte nas últimas horas antes das eleições. Em relação aos clubes, essas mudanças não ocorrem tanto. Tem um exemplo muito interessante: o brasileiro muda mais de religião do que de time de futebol. Se a gente pegar em 1994 havia  75% de católicos e 14% de evangélicos. E hoje existe 51% de católicos e 32% de evangélicos. Ou seja, subiu muito. Se a gente pega as torcidas, em 2000, o Flamengo tinha 19% e hoje tem 20%. O Corinthians tinha 12% e hoje tem 14%. Há variações dentro da margem de erro, mas nenhuma significativa, não há nenhuma tendência de um time de ver sua torcida aumentada ou diminuída. Permanece a mesma. A escolha do time para o brasileiro é algo muito mais sólido que a religião, por exemplo", concluiu Paulino. 

Com 4% de votos entre os entrevistados, a torcida do Cruzeiro ficou em quinto lugar entre as maiores do Brasil de acordo com mais recente pesquisa feita pelo DataFolha e publicada nesta terça-feira (17). O Atlético ficou em sétimo lugar, com 2% das respostas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos – por isso, há um empate técnico entre os torcedores do Galo e da Raposa. 

Foram ouvidas 2.878 pessoas com mais de 16 anos em 175 cidades brasileiras entre 29 e 30 de agosto. Um total de 22% dos entrevistados afirmou não torcer para nenhum time. A liderança do ranking segue com o Flamengo, com 20% dos entrevistados. O Corinthians aparece em segundo com 14%. São Paulo com 8% e Palmeiras, com 6%, estão na terceira e quarta posições. 

O Cruzeiro está em quinto com 4% empatado com Vasco e Grêmio. O Internacional teve 3%, assim como o Santos. A última pesquisa havia sido feita em 2018, e o Flamengo pulou de 18% para 20% no período. O Corinthians seguiu com 14%, mas agora abriu boa vantagem para o terceiro colocado. 

Levantamento Datafolha – Torcidas do Brasil 2019 

Não torcem para nenhum time (22%) 
1. Flamengo (20%) 
2. Corinthians (14%) 
3. São Paulo (8%) 
4. Palmeiras (6%) 
5. Vasco (4%) 
Cruzeiro (4%) 
Grêmio (4%) 
6. Internacional (3%) 
Santos (3%) 
7. Atlético (2%)

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000