Paralisação

Entenda 8 razões que levaram os jogadores do Cruzeiro à greve nesta semana

Entenda o que levou o elenco celeste a se opor ao presidente Sergio Santos Rodrigues, no momento em que dava palestra na Europa

Por Thiago Fernandes
Publicado em 14 de outubro de 2021 | 14:35
 
 
 
normal

A insatisfação de jogadores e colaboradores do Cruzeiro e o incômodo de parceiros pressionam o presidente Sérgio Santos Rodrigues nos bastidores. Os atrasos salariais e as ações contraditórias deixaram o mandatário afastado do futebol, e os resultados recentes fizeram com que aliados se voltassem contra o dirigente nos bastidores do clube. Tudo isso culminou na greve anunciada pelos jogadores na quarta-feira.

O Super.FC selecionou alguns pontos que levaram os jogadores a se opor ao presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, e anunciar greve na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Entenda nos tópicos abaixo.

1. Salários atrasados

Há bastante irritação com os salários atrasados no futebol profissional e nas categorias de base – os atletas anunciaram greve por causa das pendências. Jogadores e colaboradores estão incomodados com os até seis meses sem pagamentos.

2. Postura do presidente

A situação financeira é incômoda, mas não é o único fator motivador para a crise. Os jogadores se irritam também com a postura do presidente. Em meio à maior crise financeira da história do clube, o dirigente esteve na Europa em duas oportunidades – a primeira para participar de um curso da Fifa em Madri, na Espanha, e a segunda para ministrar uma palestra sobre gestão no futebol, em Lisboa, capital de Portugal.

3. Promessas não cumpridas

As promessas não cumpridas a treinadores também incomodam internamente. Luiz Felipe Scolari deixou o clube porque o presidente disse que manteria os salários em dia durante a sua passagem, o que não aconteceu. O cenário se repete com Vanderlei Luxemburgo, contratado em agosto deste ano. Depois de prometer a manutenção das contas em dia, o mandatário vê dificuldade para honrar com a sua palavra ao técnico.

4. Ignorar funcionários que recebem menos

As situações deixaram o dirigente cada vez mais distante do futebol. Para piorar, colaboradores com salários mais baixos também ficaram sem receber nos últimos meses e tiveram que contar com auxílio dos atletas para arcarem com as despesas pessoais. A situação foi a gota d'água para a ruptura entre Sérgio Rodrigues e o departamento de futebol.

5. Perda de aliado importante: Luxemburgo

Sem dialogar com a pasta, viu seu único aliado deixar o clube a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo. Rodrigo Pastana foi demitido há nove dias depois de uma reunião entre o comandante e o patrocinador do clube, Pedro Lourenço.

6. Bastidor do clube

A pressão sobre Sérgio Rodrigues cresce também nos bastidores do clube. Embora tenha mais apoiadores que opositores no Conselho Deliberativo, o dirigente não goza mais do prestígio de outrora. O empresário Pedro Lourenço, inclusive, passou a ter uma postura de críticas ao trabalho do mandatário.

7. Perda de comando

Todas as inserções de Pedro Lourenço no futebol contam com a participação de Vanderlei Luxemburgo. Ele evita falar com membros da cúpula sobre o esporte, o que inclui o próprio mandatário. Pedrinho, como é conhecido, auxiliou no pagamento de salários nos últimos meses, mas apenas por causa da sua proximidade com a atual comissão técnica.

8. Resultados ruins

A insatisfação de Pedro Lourenço é apenas uma ilustração do incômodo nos bastidores do clube. Há ainda mais irritação por causa dos resultados recentes. O Cruzeiro é o 11º colocado da Série B, com 39 pontos, nove atrás do Goiás, quarto colocado. A pontuação deixa o time mais distante de uma volta à elite do futebol nacional. De acordo com o departamento de matemática da UFMG, o clube tem 0,15% de chances de acesso. Caso não consiga subir para a Primeira Divisão, a equipe completará o terceiro ano consecutivo na Série B.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!