Todo cruzeirense ou atleticano se lembra de onde estava ou o que estava fazendo no dia 4 de dezembro de 2011. Se apenas a data não ficou marcada, é bem simples para sintonizar, foi neste dia que o Cruzeiro aplicou a maior goleada de sua história sobre o Atlético.

Foi há exatos oito anos que o time celeste se livrou do rebaixamento, no Campeonato Brasileiro, ao derrotar seu arquirrival por 6 a 1, na partida válida pela última rodada da competição daquele ano. 

Disputada em Sete Lagoas, na Arena do Jacaré, já que o Mineirão estava em reforma para a Copa do Mundo de 2014, a partida teve torcida única do Cruzeiro, que festejou cada gol sobre o rival. Com o resultado, a equipe celeste escapou do rebaixamento, ficando em 16º lugar, com 43 pontos.

Remanescentes

Até hoje, o Cruzeiro possui em seu elenco três jogadores estavam no grupo daquele ano. Os goleiros Fábio e Rafael e o zagueiro Leo são os remanescentes daquele elenco, que se livrou do rebaixamento em 2011 e, novamente, lutam para manter a equipe celeste na elite do futebol nacional. Já o volante Henrique também disputou algumas partidas pelo time celeste no Brasileiro de 2011, antes de ser vendido ao Santos.

Comemoração tímida

Porém, com a Raposa novamente em situação delicada na luta contra o rebaixamento, o dia não deve ser muito comemorado pelos cruzeirenses, que têm preocupações maiores para esta quarta-feira (4), já que o Ceará, concorrente direto do time celeste, enfrenta o Corinthians, às 19h30, podendo complicar ainda mais a situação do Cruzeiro.

Tanto é que em anos anteriores, logo pela manhã, nesta mesma data, as redes sociais do time publicavam a lembrança da goleada e os cruzeirenses 'subiam' a hashtag #6a1Day nos trend topics do Twitter. Este ano, porém,  ela ainda não apareceu com destaque na rede social do passarinho, e o próprio Cruzeiro não publicou nada sobre a data. 

Ficha da partida
Cruzeiro 6 x 1 Atlético

Cruzeiro
Rafael; Leo, Naldo, Victorino e Diego Renan; Fabrício, Leandro Guerreiro, Charles (Farías) e Roger (Ortigoza); Wellington Paulista e Anselmo Ramon (Everton)
Técnico: Vágner Mancini

Atlético
Renan Ribeiro; Serginho (Magno Alves), Réver, Leonardo Silva (Werley) e Richarlyson; Pierre, Filipe Soutto, Carlos César e Daniel Carvalho; Bernard e André
Técnico: Cuca

Data: 04/12/2011 (domingo)
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas-MG
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-RJ (Fifa)
Público: 18.500 pagantes
Renda: R$ 258.564,50
Gols: Roger, aos 9 min., Leandro Guerreiro, aos 28 min., Anselmo Ramon, aos 33 min., e Fabrício, aos 45 min. do 1º tempo; Wellington Paulista, aos 11 min., e Réver, aos 15 min., e Everton, aos 45 min. do 2º tempo
Cartões amarelos: Leandro Guerreiro, Roger, Anselmo Ramon e Charles (Cruzeiro); Pierre e Richarlyson (Atlético)
Cartões vermelhos: Wellington Paulista (Cruzeiro); Werley (Atlético)