A possibilidade de Ricardo Goulart retornar ao Cruzeiro deixou a torcida celeste na expectativa, mas o clube ainda avalia as condições para poder efetivar o negócio. Além da questão financeira, claro, a questão física também inspira cuidados: pelo Santos, o atacante só conseguiu fazer dois jogos completos nesta temporada.
No total, Ricardo Goulart defendeu o Santos em 30 partidas, mas só atuou os 90 minutos em duas delas. No total, marcou 4 gols e deu duas assistências aos companheiros.
Ricardo Goulart estreou pelo Santos no dia 3 de fevereiro, na vitória de 2 a 1 sobre o Corinthians, pelo Paulistão. Depois, na competição, ainda balançaria as redes de Ituano, Novorizontino e Água Santa.
Seu primeiro jogo completo pelo Santos foi apenas no dia 9 de março, no empate em 1 a 1 com o Fluminense do Piauí, pela Copa do Brasil, quando fez seu último gol com a camisa do Peixe.
O outro jogo completo de Ricardo Goulart pelo Santos foi em 6 de abril, na derrota por 1 a o para o Banfield, pela Copa Sul-Americana. O 'fim da linha' foi no dia 7 de julho, quando o Peixe acabou eliminado na Sul-Americana pelo Deportivo Táchira, da Venezuela, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Na disputa de pênaltis, Goulart desperdiçou a sua cobrança.
Além da questão física, o Cruzeiro também avalia a questão financeira. O salário que Ricardo Goulart recebia no Santos era bem acima do teto salarial estipulado pela gestão de Ronaldo Fenômeno no Cruzeiro.
De toda forma, o torcedor celeste ainda tem na memória os grandes momentos de Ricardo Goulart pelo Cruzeiro, entre 2013 e 2014, quando foi um dos destaques do time que se sagrou bicampeão brasileiro. No total, participou de 68 jogos, marcando 29 gols e dando 13 assistências com a camisa celeste.
Negociado ao Guangzhou Evergrande, Ricardo Goulart marcou 78 gols em 117 jogos. Sua passagem só não foi ainda melhor por conta de algumas lesões musculares.
Em 2019, o atacante ainda teve uma passagem frustrada pelo Palmeiras (apenas um jogo) antes de voltar à China, primeiro para o Hebei Fortune e depois novamente para o Guangzhou.
Ricardo Goulart pelo Santos
Paulistão: 9 jogos, 3 gols, 701 minutos em campo
Sul-Americana: 6 jogos, 1 assistência, 368 minutos em campo
Copa do Brasil: 4 jogos, 1 gol, 1 assistência, 277 minutos em campo
Brasileirão: 11 jogos, 399 minutos em campo
Total: 30 jogos, 4 gols, 2 assistências, 1745 minutos em campo