Josias Pereira
@josiaspereira
13/04/21
08h00

Novo encontro

Último Cruzeiro x América-RN teve vaga na Libertadores e até ajuda do rival

Duelo volta acontecer após quase 14 anos de hiato, quando a Raposa superou potiguares em Natal e também no Mineirão

Registro do último Cruzeiro x América-RN, disputado no Mineirão — Foto: Reprodução / CruFotos.Wordpress.Com
Josias Pereira | @josiaspereira
13/04/21 - 08h00

Após quase 14 anos, América de Natal e Cruzeiro voltam a se enfrentar. Um confronto que aconteceu com uma frequência muito baixa na história dos dois clubes. São apenas sete jogos, com três vitórias do Cruzeiro, dois triunfos do Alvirrubro e dois empates. O próximo embate entre os clubes será nesta quarta-feira (14), às 21h30, na Arena das Dunas, e valerá uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Será o primeiro jogo entre os times pelo torneio nacional. 

A última vez que este duelo aconteceu foi em 2007 e deu ao Cruzeiro uma classificação, na ocasião à Copa Libertadores da América. Uma vitória por 2 a 0 no Mineirão, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, com gols de Leandro Domingues, aos 19 minutos, e Roni, aos 25 minutos, ambos no primeiro tempo. 

Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 60 pontos e terminou a disputa nacional no quinto lugar. A Raposa ficou com a última vaga à Libertadores, uma vez que o Fluminense, o quarto colocado, havia faturado a Copa do Brasil. E a Raposa ainda contou com uma mãozinha do rival Atlético para chegar ao torneio continental. 

O Cruzeiro vinha de duas derrotas seguidas para Internacional e Sport, e chegou a sair da zona de classificação à Libertadores. Mas não deu chances para o azar diante do América-RN e ficou na expectativa para o duelo do Atlético contra o Palmeiras, à época o rival direto pela classificação. Naquele dia 2 de dezembro no Mineirão, chegou-se a ouvir no Mineirão alguns gritos de comemoração quando o Atlético abriu o placar para cima do Palmeiras. Mas o time paulista logo empatou. No fim, o arquirrival cruzeirense venceu o Palmeiras por 3 a 1. 

Aquele foi um péssimo ano para o América de Natal, que foi rebaixado ainda na 31ª derrota do Campeonato Brasileiro. Foi a última vez do time na Série A, que hoje milita na quarta divisão nacional. O América terminou o Brasileirão com apenas 17 pontos somados em 38 jogos. Foram só quatro vitórias, cinco empates e 29 derrotas. 

No Brasileirão daquele ano, jogando em Natal pelo turno, o Cruzeiro também venceu o América por 2 a 1, gols de Fernandinho e Alecsandro. Carlos Eduardo descontou para o América-RN. 

Do time que venceu o Alvirrubro por 2 a 0 pela última rodada do Brasileirão de 2007, dois jogadores estão no Cruzeiro: Fábio e Marcelo Moreno. 

Ficha técnica

Cruzeiro 2 x 0 América-RN

Cruzeiro
Fábio; Mariano, Leo Fortunato, Thiago Martinelli (Emerson) e Fábio Santos; Ramires, Charles, Leandro Domingues e Wagner (Marcinho); Alecsandro (Marcelo Moreno) e Roni
Técnico: Dorival Júnior

América-RN
Azul; Chiquinho, Rogélio, Nei Santos e Tony; João Neto (Washington), Marquinhos Mossoró, Berg e Geovane; Leo Papel (Vasconcelos) e Klebson (Ângelo)
Técnico: Paulo Moroni

Data: 2/12/2007 - domingo
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 29.111 pagantes
Renda: R$ 143.766,00
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Assistentes: Rogério Carlos Rolim (PR) e Juscelino Padilha de Sousa (AP)
Cartões amarelos: Tony (América); Emerson (Cruzeiro)
Cartões vermelhos: Emerson (Cruzeiro)
Gols: Leandro Domingues, aos 19min, Roni, aos 25min do primeiro tempo

---

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000