Em apenas quatro anos de projeto, o Contagem Towers, time da região metropolitana de Belo Horizonte atingiu o objetivo de muitos times adultos do Brasil: conseguiu montar uma estrutura profissional em 2016 antes de garantir vaga no Novo Basquete Brasil (NBB), o maior torneio do país na modalidade.
A classificação para a elite e os dois títulos do Campeonato Mineiro, no entanto, não foram suficientes para a manutenção do time adulto, que ficou pelo caminho. Mas o projeto segue ativo, dando atenção total às categorias de base, atendendo jovens entre 10 e 23 anos.
"Não conseguimos o recurso necessário para garantir a vaga no NBB por falta de investimento privado e de investir em um esporte diferente e novo na cidade. Faltou acreditar mesmo. Hoje, temos uma lei de incentivo estadual aprovada com dedução do ICMS devido das empresas. Porém, ainda não conseguimos a captação, isso seria um salto enorme para o projeto, teríamos uma estrutura muito boa pois já possuímos um ginásio com capacidade de treinos e para jogos das categorias de base", comenta o gestor da iniciativa, o ex-jogador Wanderson Trigueiro, que passou pelo time do Minas.
Enquanto o sonho de jogar um campeonato adulto não se confirma, o projeto segue ativo dando oportunidades para jovens de Contagem e região metropolitana de Belo Horizonte em treinos três vezes por semana em quadra no bairro Jardim Piemonte.
"Tenho o sonho destes jovens estarem no time adulto do Contagem Towers um dia, mas é um longo caminho a ser trilhado. No momento, esses atletas estão sendo lapidados e acredito que muitos poderão, no futuro, compor a equipe adulta do Towers e levar o nome de Contagem cada vez mais longe", projeta.
Até antes da pandemia, a ação tinha média de 70 alunos, com previsão de chegar a 100 até dezembro de 2020. O afastamento dos alunos foi natural e, hoje, o retorno acontece de forma orgânica, com 30 alunos presentes. A Fundação Vicentin Rima e a comunidade terapêutica Ele Clama são os principais apoiadores do projeto.
-
O TEMPO Sports | Notícias sobre o futebol, Atlético MG, Cruzeiro, vôlei e mais
-
Tabelas do Brasileirão, Copa do Brasil, Estaduais, Libertadores e mais
-
Confira a agenda de jogos deste sábado pela Copa América de Vôlei Feminino
-
Argentina vence Brasil por 3 a 1 e é campeã da Copa América
-
Vôlei | Últimas notícias do vôlei feminino e masculino