Dois nomes de Minas Gerais colocaram seus nomes na história do Rally dos Sertões, que será encerrado neste sábado, em Fortaleza, depois de sete dias dias e 3.600 quilômetros percorridos. Depois de sair de Goiânia, a caravana da 26ª edição chegou a última etapa no trecho entre Juazeiro do Norte (CE) e a capital cearense (653km).
Pedindo passagem, mostrando talento e reforçando o lugar do Estado no cenário nacional, Tunico Maciel e Túlio Malta chegaram no lugar mais alto. O primeiro na classificação geral e também na Production Aberta e o segundo na categoria Marathon. Tunico é natural de Lavras e fez a Honda chegar ao penta seguido nas motos.
O desempenho de ambos na competição foi parecido, assumindo a liderança logo no início e tendo um desempenho regular que fez a diferença para deixar todos os concorrentes pra trás. Tunico, natural de Lavras, leva uma conquista inédita na maior corrida do Brasil na modalidade. Das sete especiais, ele foi o líder de quatro, sem deixar de sair do grupo dos três primeiros. Ao seu lado no pódio, Ricardo Martins e Gregório Caselani. A ausência de Jean Azevedo no meio do caminho foi a deixa para Tunico não deixar escapar a primeira posição.
"Estou muito feliz, batalhei muito para estar aqui, foram sete dias bem longos, difíceis. Nem sei explicar a sensação que estou sentindo, acho que a ficha ainda não caiu. Agora que venham os próximos desafios. Vou treinar mais, me dedicar mais. Espero que este seja o primeiro de muitos títulos do Sertões", declarou.
Os resultados são extra-oficiais. A chegada de todos os competidores está prevista para a Praia de Iracema, às 17h deste sábado, restando o deslocamento de 288km para os títulos serem confirmados.
Já Túlio Malta, natural de Lagoa da Prata, sai duplamente feliz do Sertões. O quinto lugar na classificação geral mostrou sua condição de brigar com grandes nomes e será uma nova motivação para o piloto da O2BH Kawasaki América Racing. A competição ainda conta com disputas nos carros, UTVs e quadriciclos.