A partir do dia 8 de julho, Araxá, no Alto Paranaíba, será a sede oficial do Campeonato Mundial de Beach Tennis BT100. Atletas de diversos países do mundo estarão reunidos na cidade para disputar a competição, prevista para terminar no dia 13. Neste ano, o torneio terá o dobro de pontuação no ranking mundial, e promete movimentar ainda mais a cidade.
Em sua edição anterior, quando recebeu o 1º Praia Clube Open de Beach Tennis, o evento atraiu mais de 38 mil pessoas. A expectativa para este ano é que esse número seja superado. A entrada é gratuita, e o público poderá ver os jogos de perto, com vista privilegiada para as quadras montadas nos jardins do Grande Hotel Termas de Araxá, que sediará o torneio pelo segundo ano seguido.
O subsecretário de Esportes de Minas Gerais, Tomás Mendes, destaca o papel de Araxá como polo esportivo. Um dos pontos que o gestor cita é o fortalecimento da economia e do turismo locais. "O cenário agrega valor à experiência de eventos como a Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) e o Mundial de Beach Tennis, destacando Araxá como um local de excelência esportiva", pontua.
Fernanda Bicalho, diretora de Relações Institucionais, ressalta a importância do evento para a cidade. "É o esporte no patrimônio histórico! Um somatório de belezas que potencializa e engrandece o evento. É importante para nós, que promovemos bem-estar, e também para a cidade, pois impulsiona a economia por meio do turismo."
O torneio conta com o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). Integrada ao calendário oficial de eventos esportivos de Araxá, a competição tem como objetivo fortalecer a prática do beach tennis em Minas Gerais, impulsionando sua expansão no estado.Outra meta é fomentar o turismo esportivo e estimular a movimentação econômica e social da região.