Daniel Ottoni
@dottoni
18/05/21
10h19

Sonho de ser um profissional

Futsal: ala do Minas perto de momento histórico na carreira recém-iniciada

Origem do jogador vem do projeto Esporte na Cidade, realizado na quadra do bairro Tropical, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte

projeto esporte na cidade contagem
Projeto social visa formar cidadãos através do esporte — Foto: Divulgação
higo futsal minas
Higo chegou ao Minas neste ano de 2021 — Foto: Divulgação - MTC
Daniel Ottoni | @dottoni
18/05/21 - 10h19

O futsal do Minas entra em quadra nesta terça-feira, às 20 horas, para encarar o São José, no jogo de volta da 1ª fase da Copa do Brasil da modalidade. Depois de perder o jogo de ida, em BH, por 3 a 2, o Minas precisa vencer o adversário, fora de casa, no tempo normal e na prorrogação para se classificar para a próxima fase.

A partida terá transmissão ao vivo do canal 'Rádio Arquibancada Esporte Clube'.

Entre os relacionados para a viagem pelo técnico Peri Fuentes, está um jovem ala que tem no Minas a maior oportunidade da carreira que está apenas começando. 

Com 17 anos, Higo chegou ao Minas após se destacar no Olympico Club, outro tradicional formador da capital mineira. Mas sua origem vem ainda da infância, quando fez parte do projeto Esporte na Cidade, realizado na quadra do bairro Tropical, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.

Higo não estará no banco de reservas nesta terça-feira, por opção técnica do treinador Peri Fuentes, mas sua presença é provável nos dois próximos jogos, também longe de BH, pela Liga Nacional de Futsal, contra Foz e Campo Mourão.

Estas partidas devem marcar a primeira vez que o jogador será relacionado oficialmente para uma partida como profissional, um momento que promete ser marcante para quem acompanhou sua trajetória. 

“O Higo chegou ao clube em 2021. Analisamos ele na disputa do Campeonato Mineiro sub-17 do ano passado. Ele veio para sub-20 do Minas pelo comprometimento, qualidade e pelo potencial demonstrado. Apesar de ter pouca idade e de estar ainda um pouco acanhado, já sentimos que ele evoluiu. Daí, dentro de um processo normal, ele passou a fazer parte do time adulto”, destaca Peri.

"É um atleta que não tem nenhum histórico comportamental. Pelo contrário, é muito educado dentro e fora da quadra”, elogia o treinador. 

Foram três anos no projeto de Contagem, que o fez se tornar um bom jogador e um cidadão com valores e princípios que fizeram a diferença para se profissionalizar e chegar na elite do futsal brasileiro. 

“O projeto ajudou em diversos fatores, como respeitar o próximo sempre, não chegar atrasado nos lugares, querer evoluir e melhorar sempre, a colocar os estudos em primeiro lugar. Também me ajudou dentro das quadras com os fundamentos, com as noções de jogo e outros fatores”, comenta o jogador.

Desde cedo, ele mostrou potencial para ir longe, sabendo que sua dedicação seria o fruto para uma sonhada consequência. 

“O Higo sempre foi muito tranquilo. Sempre gostou muito de treinar, não faltava aos treinos. Tanto que se destacou na parte técnica, tática e de entendimento do jogo. Ele sempre usou isso para ajudar os outros alunos. Sempre vi ele cooperando e ajudando os colegas. Acredito que o Projeto Esporte na Cidade proporcionou a oportunidade de ver uma modalidade em que ele é bom e, assim, abrir portas para trilhar uma carreira”, comenta Gabriel Abreu, que foi professor de Higo em Contagem. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000