Daniel Ottoni
@dottoni
06/05/21
12h11

Mountain bike

Henrique Avancini estreia na Copa do Mundo para se manter no topo do ranking

Ciclista brasileiro vai medir forças com principais referências do mundo em solo alemão, com transmissão ao vivo para público brasileiro

Avancini fez história ao ser o primeiro atleta do país a ganhar uma prova de XCO — Foto: Crédito Bartek Wolinski - Red Bull Content Pool
Daniel Ottoni | @dottoni
06/05/21 - 12h11

Depois de dúvidas e incertezas que fizeram a preparação para a nova temporada da Copa do Mundo não ter sido como nos anos anteriores, o ciclista brasileiro Henrique Avancini reencontra uma das principais competições do planeta nesta sexta-feira. 

O atleta, natural de Petrópolis, participa da primeira etapa do evento, na cidade de Albstadt (ALE), para defender a liderança do ranking mundial de mountain bike cross-country. 

O evento começa às 12h20 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo e exclusiva da Red Bull TV, em português.

Avancini foi campeão da etapa que fechou a temporada 2020, feito inédito para um atleta do país. As primeiras etapas da Copa do Mundo servirão como uma boa preparação para a Olimpíada de Tóquio, reunindo os principais nomes nas duas competições. 

“Foi uma grande espera para a gente voltar a competir em um calendário com continuidade, relativamente com sequência normal. Novamente, a gente abre em Albstadt, que é um circuito diferente dos demais, mais lento, com subidas longas e que, às vezes, traz surpresas relacionadas ao clima. Geralmente, acontece muita coisa e é sempre um grande desafio manter controle", comenta Avancini, que tem como desafio se manter nas primeiras posições. 

"Eu tenho ambições de competir bem na classificação geral. E, para isso, tenho de manter uma consistência em todas as etapas. Para essa, quero conquistar resultados regulares e ter uma boa noção em relação aos outros atletas. A partir disso, construir meu nível pensando na sequência do ano”, diz o atleta da Cannondale Factory Racing.

Avancini fez um intenso training camp na Europa nas últimas semanas, vencendo, em abril, etapa da Internazionali d’Italia Series, superando o suíço Nino Schurter e o francês Maxime Marrotte, duas das maiores referências da modalidade.  E, agora, chega forte rumo à Copa do Mundo. 

O Brasil ainda terá na prova outros três importantes nomes na categoria masculina. Ulan Galinski, da equipe Caloi Henrique Avancini Racing, tenta repetir os bons resultados do ano passado, quando foi 14° no campeonato mundial na categoria sub-23. 
 
Já outros dois nomes que chamam a atenção são os de Guilherme Muller, também da Caloi Henrique Avancini Racing, e Luiz Henrique Cocuzzi. Ambos disputam a segunda vaga do Brasil nos Jogos de Tóquio.
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000