Daniel Ottoni
@dottoni
04/09/20
08h48

Estreia

Minas quer superar falta de ritmo e começar com pé direito na Liga Futsal

Equipe de BH conta com elenco completo para amenizar dificuldades no início do torneio

Minas precisará superar falta de ritmo e distância de casa nas primeiras rodadas — Foto: Orlando Bento - Minas Tênis Clube
Daniel Ottoni | @dottoni
04/09/20 - 08h48

Quando estava perto da estreia na Liga Nacional de Futsal (LNF), em março, o Minas Tênis Clube viu toda sua preparação ser interrompida por causa da pandemia de coronavírus. Foram quatro meses de atividades remotas, longe das quadras, até o time voltar aos treinos de forma efetiva em agosto, não vendo a hora do momento do principal compromisso da temporada começar. 

Nesta sexta-feira, às 18h, fora de casa, contra o Real Brasília Futsal, o Minas começa sua caminhada na competição, que precisou ter o formato alterado para que os times tivessem o menor número possível de deslocamentos. A partida terá transmissão ao vivo da LNF TV, canal online por assinatura.

A falta de ritmo pode ser um adversário, principalmente no começo do torneio, com essa barreira precisando ser superada por todos. Para o treinador Peri Fuentes, ter o elenco completo será ainda mais importante em uma modalidade que conta com rodízio frequente dos atletas.

"Tivemos pouco período de treinamentos com bola e com enfrentamentos devido ao distanciamento. Esperamos acelerar esse processo de adaptação, pois o calendário será curto e teremos uma sequência com pouco intervalo entre os jogos. O grupo será fundamental para termos o máximo de jogadores à disposição. Os treinos vão servir mais para ajustes e preparação para o próximo adversário do que para uma evolução", comenta o treinador. 

O comandante acredita que, em uma edição atípica, com os jogos sem torcida e planejamento afetado, as dificuldades serão maiores, aparecendo também fora de quadra. "As equipes que conseguirem se adaptar o mais rápido possível a todas as dificuldades e situações que a pandemia nos trouxe, terão grandes chances de obter êxito. Nossa expectativa é de que a nossa equipe consiga responder e buscar os objetivos", indica Fuentes.

Praia Clube sem vencer após três partidas

Enquanto o Minas vai fazer apenas a primeira partida, o Praia Clube, de Uberlândia, já realizou três jogos. Depois de empate na estreia (1 a 1 diante do Real Brasília), o Praia foi goleado nos dois confrontos seguintes, todos fora de casa (6 a 3 contra o Corinthians e 6 a 1 diante do Magnus). 

“Nossa equipe portou-se muito bem diante do Corinthians, um forte oponente. Demos o nosso melhor para igualarmos o jogo, mesmo atuando fora de casa. Sofremos dois gols logo de cara e, mesmo assim, pegamos confiança para buscarmos o empate ainda na etapa inicial. No segundo tempo, cometemos erros que acabaram comprometendo o resultado. Com atitude e coragem, buscaremos a primeira vitória na Liga 2020”, analisa o técnico Morcego, que conta com um jovem time à disposição. O Praia marca presença no torneio após ausência de oito anos. 

Dúvida

Minas e Praia ainda não sabem quando poderão atuar em seus ginásios pois dependem de autorização das prefeituras de suas respectivas cidades. Enquanto isso, os mineiros vão atuar longe de casa e esperar por uma melhor situação da pandemia em Belo Horizonte e Uberlândia.

A organização da LNF trabalha com a possibilidade de mando invertido, sediamento compartilhado e, até mesmo, levar os jogos para uma pequena 'bolha', se necessário, em caso do contexto atual não evoluir.  O Minas, por exemplo, só tem o primeiro e o segundo jogos definidos na tabela. Após a estreia, a equipe encara o São José, em São Paulo, na terça-feira. A tabela marca o quarto jogo do Praia somente para 16 de outubro, em Dracena (SP), contra Intelli. 

Formato

Os 21 times do torneio estão divididos em três grupos em jogos de turno e returno. Os cinco melhores, além do sexto melhor de todas as chaves, se classificam para a próxima fase. 
 

Escreva um comentário
Comentar

Leia também:

Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000