Com vaga praticamente garantida na Olimpíada de Tóquio, o tenista mineiro natural de Uberaba, João Menezes, número 185 do mundo, sabe que é preciso aproveitar bem as oportunidades de qualquer torneio durante a pandemia do coronavírus. 

O atleta, campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2019, tem presença confirmada no torneio de Cordenons, na Itália, a partir de 31 de agosto. O evento distribui 88 mil euros em premiação e é jogado no saibro. Este será seu primeiro torneio desde o final de março quando jogou o quali do ATP 500 de Acapulco, no México. 

João está treinando no Complexo Desportivo de Rio Maior, equipamento público-privado situado a 75km de Lisboa, em Portugal, integrando elenco do Brasil na Missão Europa, ação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que levou atletas para a Europa para o retorno dos treinos, uma vez que o Brasil ainda não reúne condições para a volta das atividades.

Além dele, estão em Portugal Thomaz Bellucci, Carol Meligeni e Bia Haddad Maia. "Os treinos estão muito intensos com carga horária muito alta, alguns períodos mais longos de três horas de físico e quadra. Estou treinando bem , confiante para voltar a jogar e muito positivo para esse retorno do circuito", comenta João. 

O tenista voltou aos treinos na ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), em maio, quando disputou o desafio Challenge Taroii/ADK Tennis, que contou com oito atletas da academia em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT). 

"Este é um momento muito importante para qualquer jogador após cinco meses sem competir no circuito mundial. A ansiedade também é um fator importante para estar controlando, mas é um momento importante. O treinamento foi realizado, o desafio será entrar em ritmo de jogo, rodar, disputar torneios, jogador de tênis se faz assim", destaca.