A agenda do futebol feminino no Brasil em 2020 terá o início de mais uma competição, neste fim de semana. Chegou a vez da bola rolar para o Campeonato Brasileiro Feminino A2, competição que terá 36 times participantes em busca de quatro vagas na elite nacional, a Série A1. Minas Gerais será representada em dose dupla, por América e Atlético.
Veja como o América chega para a Série A2
Veja como o Atlético chega para a Série A2
A competição vai começar oficialmente com o duelo entre Atlético e Vila Nova-ES, neste sábado (14), às 14h30, na Arena Independência. O calendário do campeonato prevê seu término para o dia 5 de julho. O atual campeão é o São Paulo, que bateu o Cruzeiro por 4 a 0 na ida e segurou empate em 1 a 1 em Belo Horizonte, no ano passado.
História da competição e campeões
O futebol feminino do país tinha o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil na agenda. Em 2017, porém, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu extinguir a Copa do Brasil, criando uma segunda divisão no principal campeonato de seu organograma. Surgiu, com isso, a Série A2, que chega em 2020 para sua quarta edição.
Ao longo dos anos disputados, três times diferentes foram campeões: em 2017, o Pinheirense-PA levou a edição inaugural da Série A2 ao bater a Portuguesa-SP na final. Na temporada seguinte, o Minas Icesp-DF levou a melhor sobre o Vitória-BA nas penalidades máximas. O último campeão foi o São Paulo, que no ano passado venceu o Cruzeiro na final.
Formato de disputa
A Série A2 de 2020 conta com 27 campeões estaduais do ano passado, quatro equipes que caíram da Série A1 de 2019, além dos cinco clubes mais bem posicionados no Ranking Nacional de Clubes Masculinos de 2020. A competição conta com 36 times divididos em seis grupos de seis integrantes cada. Na primeira fase, as equipes se enfrentam uma única vez, totalizando cinco rodadas.
Os dois melhores times de cada conjunto avançam para as oitavas de final, juntamente com os quatro melhores terceiros colocados. As oitavas, quartas, semi e final serão disputadas em partidas de ida e volta, sem gol qualificado. Sendo assim, placares em igualdade no agregado serão definidas nos pênaltis. Como os quatro melhores sobem para a Série A1, quem chegar às semifinais já garante acesso à elite.
Times participantes
Grupo A
Oratório-AP, Ceará-CE, Juventude-MA, ESMAC-PA, Tiradentes-PI e Santos Dumont-SE
Grupo B
Atlético-AC, 3B Sport-AM, Fortaleza-CE, São Francisco-BA, São Valério-TO e Real Ariquemes-RO
Grupo C
UDA-AL, Bahia-BA, Náutico-PE, Auto Esporte-PB, Cruzeiro-RN e Sport-PE
Grupo D
SERC-MS, Foz Cataratas-PR, Atlético-GO, Juventus-SP, Operário-MT e América
Grupo E
Real Brasília-DF, Goiás-GO, Vila Nova-ES, Botafogo-RJ, Vasco da Gama-RJ e Atlético
Grupo F
Napoli-SC, Athletico-PR, Fluminense-RJ, Brasil de Farroupilha-RS, Chapecoense-SC e Toledo/Coritiba-PR
Artilheiras
A cada ano, a competição registra artilheiras com marcas mais elásticas. A primeira edição da A2, em 2017, teve a lista das goleadoras encabeçada por Irley, do Pinheirense, e Valéria, do Tiradentes-PI, ambas com dez gols cada. Em 2018, Luana, do 3B Sport-AM, foi a artilheira, com 12 gols. Já no ano passado, a relação teve dois nomes: Karina, do Grêmio, e Carla Nunes, do Palmeiras.
Transmissão
Toda a disputa da Série A2 será transmitida pela plataforma MyCujoo, serviço de streaming gratuito. Ela pode ser acessada pela internet, por meio deste link.