Eliminatórias

Brasil x Equador: onde ver, possíveis escalações, arbitragem e tudo sobre o jogo

Seleção brasileira volta a jogar depois de quase sete meses e quer manter os 100% de rendimento na jornada para a Copa do Mundo do Catar

Por Josias Pereira
Publicado em 04 de junho de 2021 | 06:30
 
 
 
normal

Sem jogar desde o dia 17 de novembro do ano passado, quando enfrentou e venceu o Uruguai por 2 a 0, em Montevidéu, a seleção brasileira comandada por Tite volta a campo na noite desta sexta-feira (4), às 21h30, contra o Equador, no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela sétima rodada das Eliminatórias para a Copa do Catar. Em meio às críticas pela realização da Copa América no Brasil e polêmicas sobre a administração do atual presidente da CBF, Rogério Caboclo, O Brasil busca manter o 100% de rendimento na jornada para o Mundial do próximo ano diante dos equatorianos, que em caso de vitória podem igualar os mesmos 12 pontos da seleção. 

Baixas e Gabigol no ataque 

O Brasil tem baixas para o duelo. Durante a final da Champions League, vencida pelo Chelsea, o zagueiro Thiago Silva acabou sentindo uma lesão muscular na coxa direita. Ele não foi cortado do grupo, mas Rodrigo Caio, do Flamengo, foi chamado para integrar a seleção brasileira. Sem Thiago, a defesa brasileira será formada Marquinhos e Éder Militão. 

Outra baixa na seleção brasileira é o meia Éverton Ribeiro. Ele já se apresentou à seleção brasileira queixando-se de dores no músculo posterior da coxa direita. Ele foi submetido a ressonância magnética que não apontou lesão, porém não realizou nenhum treinamento em campo e continua seu processo de recuperação junto a fisioterapia até a melhora da dor. Sem ele, o meio-campo deverá ser ocupado por Lucas Paquetá. 

Tite vem ensaiando uma seleção brasileira com mudanças. Na lateral-esquerda, Alex Sandro pode assumir o posto de Renan Lodi. E no ataque, Gabriel Barbosa, o Gabigol, pode iniciar a partida contra o Equador como titular. Com isso, Firmino vai para o banco de reservas, com o ataque sendo formado ainda por Richarlison e Neymar. 

O adversário 

O Brasil terá pela frente um adversário perigoso nas Eliminatórias. Que pese o longo período sem jogos, o Equador do técnico Gustavo Alfaro vem de uma sequência de três jogos sem derrotas, inclusive 'passou o trator' sobre a Colômbia no último jogo, aplicando um 6 a 1. Três jogadores que atuam no futebol brasileiro estão na lista de Alfaro. Destaque para Alan Franco, jogador do Galo. Os outros dois são o zagueiro Arboleda, do São Paulo, e ex-atleticano Cazares, hoje no Fluminense. 

FICHA TÉCNICA

Brasil x Equador
Motivo: 7ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar 
Horário: 21h30
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Alexis Herrera (FIFA-VEN)
Auxiliares: Carlos López (FIFA-VEN) e Jorge Urrego (FIFA-VEN)
Árbitro de vídeo: Christian Garay (FIFA-CHI)
Transmissão; Rádio Super 91.7 FM, SporTV e Globo 

Brasil 

Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro; Fred, Richarlison, Lucas Paquetá e Neymar; Gabigol. Técnico: Tite.

Equador 

Domínguez; Pineida, Arboleda, Arreaga e Estupiñán; Noboa, Gruezo e Caicedo; Mena, Martínez e Estrada. Técnico: Gustavo Alfaro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!