Projeto

Dois campos da região Leste de BH serão revitalizados e incluídos no Várzea Viva

Eles serão reestruturados com instalação de grama sintética e iluminação de LED, além de reforma de vestiário e alambrado

Por Da redação
Publicado em 23 de setembro de 2021 | 13:03
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que mais dois campos serão revitalizados e incluídos no projeto Várzea Viva – agora são sete locais contemplados. Os novos equipamentos esportivos são o Jonas Veiga, no bairro de mesmo nome, e o Mineirinho, no Granja de Freitas, ambos localizados na região Leste da capital mineira.

Eles serão reestruturados com instalação de grama sintética e iluminação de LED, além de reforma de vestiário e alambrado. Tudo isso será viabilizado por grupos de investidores vitoriosos em processos de licitação. "Os parceiros investidores têm, ainda, a obrigatoriedade de empregar recursos, cada um, na reestruturação de outro equipamento esportivo municipal a ser definido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer", afirma a PBH. Os contratos têm duração de 15 anos e podem ser prorrogados.

Conforme o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado, o Executivo Municipal também poderá utilizar os espaços para a execução de programas voltados à população. Além disso, as escolinhas de futebol que funcionarem nos campos deverão reservar 30% das vagas para crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social.

“O Várzea Viva já contempla sete campos da cidade e se torna um case de sucesso. Belo Horizonte passa a contar cada vez mais com campos de várzea com estrutura de ponta. São melhorias com custo zero aos cofres públicos e que permitem à população, por meio de programas da Prefeitura, usufruir de espaços esportivos reestruturados”, afirma Furtado. 

Várzea Viva

O projeto começou a ser elaborado em 2017, com o objetivo de revitalizar os espaços esportivos públicos sem custos para os cofres municipais. Quatro revitalizações de campos já foram concluídas por meio do Várzea Viva: Inconfidência, Santa Cruz, Reunidos e Arena Morro das Pedras. O Campo do Betânia está em obras.

"O objetivo da prefeitura é incluir o maior número possível de campos municipais no Várzea Viva. No total, Belo Horizonte tem cerca de 70 campos aptos ao projeto", informa.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!