Palpitão da Redação

Super.FC vê Galo na briga pelo título, América se mantendo e Cruzeiro de volta

Equipe de esportes dos jornais O Tempo, Super Notícia, portal O Tempo e rádio Super 91,7 FM deu seu palpite para as Séries A e B. Confira os critérios

Por Thiago Nogueira*
Publicado em 29 de maio de 2021 | 08:00
 
 
 
normal

O Campeonato Brasileiro começa neste fim de semana, e, a exemplo do ano passado, a equipe do Super.FC decidiu arriscar qual deve ser a classificação final do torneio, que só termina no fim do ano. Vinte e três profissionais da editoria de Esportes dos jornais O TEMPO e Super Notícia, portal O Tempo e rádio Super 91,7 FM deixaram o seu palpite (veja quem colaborou no fim da matéria).

Assim como aconteceu em 2020, Flamengo e Atlético dividem o favoritismo ao título, na opinião do Super.FC. Embora tenha pontuado um pouco menos no critério adotado (428 a 437), o Galo foi mais vezes citado como possível campeão: 10, contra oito do time carioca, atual bicampeão nacional. Palmeiras, que ostenta atualmente os títulos de campeão das Copas Libertadores e do Brasil foi apontado como vencedor do Brasileirão por cinco jornalistas.

 

A classificação foi definida da seguinte forma: cada jornalista montou sua tabela, do primeiro ao 20º; depois, as colocações foram pontuadas, com o primeiro levando 20 pontos, o segundo, 19, e assim por diante. Na somatória, o Flamengo ficou com 437 pontos e, o alvinegro, com 428. No palpitômetro, Cuiabá, Chapecoense, Atlético-GO e Juventude seriam os rebaixados. O América se manteria na primeira divisão, terminando em 14º lugar.

O Super.FC quis saber ainda quem deve ser o artilheiro do Brasileirão. Principal goleador da edição de 2019, Gabigol, do Flamengo é o favorito ao posto em 2021, escolhido por 13 dos 23 votantes. Seu principal desafiante seria Hulk, do Atlético, escolhido por oito profissionais da equipe de esportes. Luciano, do São Paulo, e Fred, do Fluminense, foram citados uma vez cada.

Série B

O Super.FC também pegou o palpite de seus colaboradores para saber quais os quatro times que devem subir da Série B. O Vasco é apontado como principal concorrente ao acesso, citado por 21 dos 23 jornalistas. Os outros três que ganhariam uma vaga na Série A de 2022 seriam Cruzeiro, Coritiba e Avaí, com 12, dez e nove votos, respectivamente.

No ano passado, o Palpitão da Redação colocou Cruzeiro, América, Ponte Preta e Chapecoense como os que subiriam, mas acertou apenas Coelho e Chape.

*Colaboraram: Cadu Doné, Cândido Henrique Silva, Cris Mattos, Daniel Ottoni, Denver Oliveira, Diego Regal, Dimara Oliveira, Duda Gonçalves, Fernando Martins y Miguel, Flaviane Paixão, Fred Jota, Gabriel Moraes, Giovanna Pires, João Godinho, Karlon Aredes, Lélio Gustavo, Léo Campos, Pedro Abílio, Pequetito, Rafael Leal, Ricardo Corrêa, Ricardo Sapia e Thiago Nogueira.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!