No terceiro dia do Sul-Americano de vôlei masculino, a competição se despediu do modesto Juan Ferreira (URU). A equipe entrou em quadra sem somar nenhum ponto nesta quinta (13) para enfrentar o forte argentino Personal Bolívar, que levou a melhor por 3 sets a 0 (25/13, 25/13 e 25/16). Esse foi o último duelo do grupo A na primeira fase do torneio, garantindo Sada Cruzeiro e Bolívar nas semifinais.
Os adversários das duas equipes serão definidos de acordo com o resultado de Taubaté x UPCN, que entram em quadra também nesta noite, às 20h. Quem vencer, assume a liderança do conjunto B e vai enfrentar o Bolívar, segundo do A. O derrotado do confronto que vai fechar a noite enfrentará o Sada Cruzeiro, líder do grupo A. As semifinais estão marcadas para esta sexta (14).
Antes de se classificar às semifinais, o Bolívar teve tarefa fácil no Sul-Americano. Diante de um Juan Ferreira com várias limitações, o time comandado pelo experiente e conhecido no voleibol brasileiro Javier Weber fez o básico para garantir o triunfo. As parciais elásticas representam fielmente o que foi a superioridade dos argentinos em quadra.
As tentativas de Uriarte com suas opções de ataque enfrentaram uma frágil defesa do Juan Ferreira. A equipe uruguaia tinha falhas claras na recepção, o que dificultava toda a construção das jogadas. O levantador Facundo Fernandez encontrava uma sequência de bolas quebradas, o que gerava ataques fracos e com pouca velocidade contra a defesa argentina.
Mesmo com limitações técnicas, o Juan Ferreira se destacou pela entrega em quadra. O time aguerrido se despediu da competição sem vencer um set sequer, mas deixou claro o esforço para pontuar. A realidade da equipe, cujos jogadores dividem a vida entre o voleibol e outras atividades, é bem diferente do cenário do Bolívar. O poderoso time argentino, que foi derrotado pelo Sada Cruzeiro no grupo A, venceu os uruguaios e se garantiu na semifinal.
GRUPO A
Sada Cruzeiro – 6 pontos
Personal Bolívar (ARG) – 3 pontos
Juan Ferreira (URU) – 0 ponto
Bolívar: Uriarte, Barrera, Arroyo, Loser, Leon e Melgarejo; líbero: Weber. Técnico: Javier Weber.
Juan Ferreira: Facundo Fernandez, Mauricio Vieyto, Pablo Fernandez, V. Dutra, Jonathan Piatigorsky e Marcelo Perez; líbero: Diego Luz. Técnico: Miguel Galusso. Entraram: Acosta, Arriola, Perez, Coitiño e Fernandez
Árbitros: Rocío Huarcaya (PER) e Carbajal Fabian (URU)