A seleção brasileira feminina de vôlei confirmou seu favoritismo e faturou o título do Sul-Americano. O campeonato terminou neste domingo na cidade peruana de Cajamarca. Na decisão, o time do técnico Zé Roberto Guimarães passou pela Colômbia por 3 a 0 (25/22, 25/23 e 25/20). Este foi o 21º título do Brasil na competição.

A campanha brasileira foi de 100% de aproveitamento. O único set perdido foi no último jogo da fase de grupos, para a Argentina, em triunfo por 3 a 1. Antes disso, o Brasil venceu Equador e Venezuela por 3 a 0. 

Nas semifinais, o Brasil passou pelo Peru antes de encarar as colombianas. Na seleção do campeonato, o Brasil colocou as centrais Bia e Mara. A oposta Lorenne foi eleita a melhor atleta do torneio. Fizeram parte da campanha a oposta Sheilla, a líbero Leia e a levantadora Macris, do Itambé Minas, além da líbero Suelen e da central Carol, do Dentil Praia Clube. 

A seleção ainda tem, neste ano, a Copa do Mundo do Japão, que vai acontecer entre 14 e 29 de setembro. Para este torneio, o time deve ter o reforço de nomes como das pontas Gabi, Natália, além da oposta Tandara e da líbero Camila Brait.