Daniel Ottoni
@dottoni
15/06/20
08h00

Confiança

Carta branca de Medioli fez a diferença em acerto de Mendez com o Sada Cruzeiro

Presidente do clube não demorou a dar aval para que treinador trouxesse jogadores com potencial e que se encaixassem dentro da sua filosofia de trabalho; resultado foi sequência de 37 títulos nos últimos 10 anos

Marcelo Mendez quer vitória sobre o São Bernardo
Marcelo Mendez chegou ao Sada em 2009, após título do Mineiro por Montes Claros — Foto: SADA CRUZEIRO/DIVULGAÇÃO
Marcelo Mendez quer saber todas as armas dos cariocas
Base mantida sempre foi um dos objetivos do treinador a cada temporada — Foto: CBV/DIVULGAÇÃO
Daniel Ottoni | @dottoni
15/06/20 - 08h00

O técnico Marcelo Mendez, indo para o 12º ano no Sada Cruzeiro, não teve muitas dúvidas quando recebeu, em 2009, ligação do presidente do clube Vittorio Medioli. O argentino havia vencido o Campeonato Mineiro pelo Montes Claros há apenas dois dias, logo tendo reconhecido seu trabalho pelo empresário italiano, que sabia do potencial do treinador de transformar o time celeste em um projeto histórico. O maior time brasileiro de todos os tempos completou 14 anos neste domingo, tornando-se uma referência para clubes de todas as partes do mundo graças ao trabalho de Marcelo, que contou com a visão de Medioli sobre seu talento e capacidade. 

"Ele me falou da sua empresa, a Sada Transportes e da parceria com o Cruzeiro. Ali estavam todas as coisas que eu buscava, a chance de poder me fixar e buscar afirmação, colocar meu pensamento e minha filosofia de trabalho em ação. O clube me cedeu todas as condições para trabalhar, com uma estrutura fantástica que supera a de muitos clubes europeus. Quando me conheceram melhor, me deram a liberdade para escolher os jogadores da minha confiança, isso foi uma das coisas que mais me atraíram", lembra Marcelo, durante live promovida pelo time na última sexta-feira. 

Praticamente toda a comissão técnica está com Marcelo desde então, com uma filosofia de manter a base que também aconteceu dentro de quadra. "Depois do primeiro ano, quando chegamos na final da Superliga, o Vittorio me deu a chance de escolher os jogadores que eu acreditava que daria certo. Eu indiquei atletas que sabiam jogar como um time, que ainda tinham muito para ganhar e fomos construindo o elenco aos poucos, sempre buscando manter a base. Outro fator primordial foi dar confiança aos jogadores, fazê-los se sentir em casa, confortáveis. Isso permite o crescimento, eles percebem que podem melhorar, que não estão ali só de passagem e que fazem parte de uma família que pode evoluir", destaca.

"Comandar o time com conhecimento foi primordial, saber usar a inteligência emocional fez toda a diferença. Dentro disso, o treinador tem um papel muito importante, ele precisa saber como influenciar as outras pessoas, gerir o grupo. Desde que estou aqui, fizemos mudanças, algumas obrigatórias e outras por rendimento e acho que a maior parte delas deu muito certo", reflete. 

Vitória sobre potência

O título da Superliga logo na sua segunda temporada fez Vittorio perceber que havia dado uma tacada mais do que certa. "Passamos por um Vôlei Futuro com Ricardinho, Lucão, Vissotto. Foi uma felicidade enorme, percebemos que estávamos no caminho correto. O presidente ficou muito empolgado e seguiu investindo como podia para que tudo desse certo", lembra Mendez. 

Desde então, são 50 torneios, 44 finais e 37 títulos com uma história de fazer inveja à concorrência, que sabe que está diante de um projeto duradouro e de grande sucesso, que poucos conseguem repetir a sequência de feitos. "É um projeto incrível e de grande sucesso, espero seguir por aqui por muitos anos", garante o treinador. 
 

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar

Leia também:

Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000