Esse feriado de 7 de setembro marca um dia muito esperado para o técnico Filipe Ferraz, do Sada Cruzeiro. Depois de mais de dois meses de treinamentos com desfalques, com muitos atletas da base compondo as atividades, o treinador celeste, partindo para sua primeira temporada na nova missão, contará com todos os atletas do time adulto à disposição.

Na manhã desta terça-feira, se apresentam no CT do Barro Preto os três jogadores que foram campeões do Sul-Americano com a seleção brasileira masculina: o levantador Cachopa, além dos centrais Isac e Cledenílson.

"A chegada deles vai dar um maior incremento nos treinos, já estávamos com uma certa deficiência pelos poucos centrais que tínhamos à disposição. Tivemos que colocar um oposto juvenil, improvisado, para suprir esta carência. Tivemos um período defasado, mas conseguimos tirar o melhor de todos. Os treinos agora vão estar em um nível mais alto, tenho certeza que a evolução será cada dia maior", comenta o treinador. 

Cachopa e Isac chegam com pouco tempo de descanso após estarem com a seleção desde a Liga das Nações, torneio preparatório para a Olimpíada de Tóquio. Eles estiveram na campanha do quarto lugar nos Jogos Olímpicos antes de ajudar o Brasil na classificação para o Mundial do ano que vem com o título continental no último domingo.

Cledenílson foi pego de surpresa com o chamado para o Sul-Americano quando treinava no Barro Preto. Os três podem estar presentes já nos amistosos de quinta e sexta-feira, no ginásio do Riacho, em Contagem, às 17h, diante do Montes Claros América, com portões fechados. O Cruzeiro estreia no Campeonato Mineiro no dia 16, fora de casa, contra este mesmo Montes Claros.


"Este amistoso vai ser interessante pra gente colocar em prática o que estamos treinando nestes últimos dois meses, vamos analisar se eles conseguem qualificar, como gostaríamos, tudo que passamos neste período. A ideia é ir colocando todos os atletas para que eles possam se adequar ao novo sistema de trabalho", comenta Filipe Ferraz.

O elenco estará ainda mais fortalecido quando desembarcarem em Belo Horizonte os quatro atletas que defenderam a seleção sub-19 no Mundial da categoria, além de três que estão com a seleção sub-21 se preparando para o Mundial juvenil.

Alguns destes vão integrar o time do Praia Uberlândia, que vai participar do Mineiro adulto com todo seu elenco sendo cedido pelo Sada Cruzeiro. A ideia é dar oportunidade para jovens atletas ganharem rodagem e experiência e preparar o time para a disputa da Superliga C.