Daniel Ottoni
@superfcoficial
16/08/19
11h04

Minas Gerais representado

Sada Vôlei e outros formadores do Estado confirmados na Superliga C

Equipes terão chance de mostrar trabalho de base e qualidade de jovens talentos no torneio equivalente à terceira divisão nacional

Sada é uma das novidades da Superliga C de vôlei — Foto: Bárbara Pampolini
Daniel Ottoni | @superfcoficial
16/08/19 - 11h04

A presença de Minas Gerais na Superliga C de vôlei se dará por meio de tradicionais clubes formadores. Alguns deles, como Mackenzie e Olympico, estavam afastados de competições da categoria adulta há alguns anos, retornando para o cenário nacional de olho na competição de acesso, mesmo sabendo que a concorrência de equipes mais experientes será um grande desafio. Os dois clubes de Belo Horizonte vão disputar a competição nos formatos masculino e feminino. 

No feminino, uma das novidades é o Sada Vôlei, equipe que já participou de competição similar (na época com nome de Taça Prata) em 2016. O projeto, com sede em Contagem, já mostra resultados expressivos nas categorias de base, superando times tradicionais, caso do Praia Clube, de Uberlândia. Apesar de ter prioridade na formação de cidadãs, o time já revela atletas que foram convocadas para a seleção mineira e também para treinos junto de seleções de base. O time deve ir para o certamente com uma equipe muito nova (sub-16 em sua maioria), que usarão o torneio para ganhar experiência. A presença no time da Superliga C faz parte da ideia do projeto de, em poucos anos, contar com uma equipe profissional, formada por atletas reveladas pelo Núcleo de Excelência Esportiva em Voleibol (NEEV). 

Masculino

Entre os homens, o Uberlândia/Gabarito/Start Química também está garantido no torneio que terá Anápolis como grande favorito. O time de Goiás conta com jogadores de experiência na Superliga, tendo sido formado para vencer a Superliga C e também a B na atual temporada. 

A equipe, que é gerida pelo ex-jogador Dante, disputou a última Superliga B, não conseguindo a classificação. Como participou do torneio com CNPJ do Monte Cristo e a renovação do acordo não se confirmou, o time do interior de Goiás precisou retomar suas atividades na temporada a partir da terceira divisão.

O Uberlândia, assim como o Anápolis, usará o Campeonato Mineiro masculino adulto como uma boa preparação para a sequência da temporada. A mesma situação deve acontecer com o Mackenzie, que deve confirmar em breve sua presença no certame feminino.  

A Superliga C dará duas vagas para a Superliga B e as inscrições seguem abertas até o dia 23 de agosto. A competição vai acontecer entre 30 de setembro e 6 de outubro, possivelmente em sede única. O alto número de clubes foi possível graças ao Comitê Olímpico de Clubes (CBC), que ajudará nas despesas de transportes e hospedagem dos seus filiados, caso de Olympico e Mackenzie. 

Brecha

Uma das novidades para o torneio será a presença de times como o Caramuru e o São Bernardo (ex-São Judas), que estiveram presentes na última edição da Superliga masculina. As equipes, que foram rebaixadas, disputariam a Superliga B, mas a falta de pagamentos e a não apresentação de uma certidão de quitação dos débitos, impediu a presença na segunda divisão.

Como a Superliga C não conta com este tipo de restrição no seu regulamento, as equipes encontraram, no torneio, uma possibilidade de ganhar tempo para pagar os salários atrasados e, quem sabe, brigar por uma vaga na elite do vôlei nacional na atual temporada. 

CLUBES INSCRITOS – MASCULINO

Clube Bahiano de Tênis – BA
CEO Barreiras – BA
Anápolis Vôlei – GO
Uberlândia/Gabarito/Start Química – MG
Mackenzie E.C. – MG
Olympico Club – MG
Cidade Viva Vôlei/LRV – MT
Colégio Isaac Newton – MT
Associação Primaverense de Voleibol – MT
Paysandu Sport Club – PA
Clube do Remo – PA
Liga Paraibana Esportiva – PB
Náutico – PE
Sport Club Recife – PE
Smel Aspma Berneck – PR
Foz do Iguaçu – PR
Associação Caramuru Vôlei – PR
Tijuca Tênis Clube – RJ
AABB Rio/Zona Sul – RJ
Fluminense Football – RJ
Aero Clube – RN
Associação Pró Vôlei (Chapecó) – SC
AAVJ – SC
Santos Vôlei/Praia Grande – SP
Vôlei Guarulhos – SP
São Bernardo – SP

CLUBES INSCRITOS – FEMININO

Clube Bahiano de Tênis – BA
Unifor – CE
Aprovec – GO
Associação Esportiva K2 – GO
Sada Vôlei – MG
Mackenzie E.C. – MG
Olympico Club – MG
Clube do Remo – PA
Náutico – PE
Sport Club Recife – PE
Foz do Iguaçu – PR
Vôlei Marechal – PR
Aero Club – RN
BluVôlei – SC
ACV/PMC/CHAPE/UNO – SC
Atacadão/AGEE – SP

Escreva um comentário
Comentar

Leia também:

Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000