Daniel Ottoni
@dottoni
16/10/21
19h56

Sets diretos

Vôlei: Praia 'engole' o Minas por 3 a 0 para faturar o Mineiro feminino

Equipe de Uberlândia aproveitou falta de ritmo das rivais para 'sobrar' em quadra; novo clássico acontece na segunda-feira em Brusque (SC)

Praia fez bom uso dos amistosos para chegar mais inteiro para a decisão — Foto: Orlando Bento
Daniel Ottoni | @dottoni
16/10/21 - 19h56

O que se acostumou a ser um duelo muito equilibrado teve um contexto bastante diferente neste sábado. Sobrando em quadra, o Dentil Praia Clube venceu o Itambé Minas para faturar o Campeonato Mineiro feminino de vôlei.

A vitória por 3 a 0 (25/20, 25/17 e 25/22) foi a terceira do Praia em três jogos, resultado que não dá mais chances de conquista ao rival, que tem um jogo a menos.

O Minas faz seu último jogo na competição no dia 1º de dezembro contra o Sada Tambasa Argos, somente para cumprir tabela. Esta partida foi adiada após surto de Covid-19 no elenco minastenista, que fez o clube solicitar mudança da sua data de estreia.

Apesar dos dois times terem colocado o que tinham de melhor em quadra, a diferença física, técnica e tática foi grande. O Minas sentiu muito a falta de ritmo, realizando apenas seu segundo jogo na temporada. O técnico Nicola Negro ainda não conta com boa parte das suas peças em boa condição física depois de surto recente de Covid-19 no elenco.

Quando precisou usar o banco de reservas, Negro não teve o retorno esperado. A turca Neriman voltou a ter  atuação abaixo, mostrando que ainda busca uma melhor condição física. A turca foi uma das infectadas pelo coronavírus, tendo sintomas graves da doença. Cuttino entrou bem, mas também está aquém do potencial mostrado na última temporada.

Já o Praia teve ajuda dos três amistosos que conseguiu realizar antes do Mineiro, diante do Fluminense, além de chegar para o duelo com partidas seguidas na quinta e sexta-feira, quando conseguiu vitórias por 3 a 0 diante de Brasília e Sada.

O time de Uberlândia imprimiu um forte ritmo desde o começo, sendo bem agressivo no saque e quebrando o passe do Minas. A levantadora Macris, do time da casa, teve dificuldade para trabalhar com a bola na mão, vendo comprometida sua melhor opção com as jogadas de velocidade.

Além da limitação na distribuição, Macris viu suas atacantes não corresponderem como esperado, cometendo muitos erros. O melhor rendimento ofensivo veio com a oposta Kisy, de 21 anos, uma das novidades da temporada e que já mostra que será um importante desafogo na saída de rede. Ela foi a maior pontuadora do jogo com 17 anotações. As outras opções ficaram abaixo e não conseguiram sair do desconforto imposto pelas praianas.

O Praia fez o Minas correr atrás do placar durante todo o tempo, com sua recepção bem estabilizada e o bloqueio atuante, seja pra colocar a bola no chão adversário ou para amortecer e gerar contra-ataques.

A levantadora Claudinha foi eficiente para abusar do bom rendimento de Brayelin Martinez, um dos grandes destaques do confronto. Sem dificuldades, o Praia abriu 2 a 0 para ir com tudo para o terceiro set e fechar a conta, mesmo sendo ameaçado nos últimos minutos. 

Mais por vir

Os dois times voltam a se enfrentar nesta segunda-feira, em Brusque (SC), na final da Supercopa.

Praia e Minas ainda vão se enfrentar na Superliga e também no Sul-Americano, que acontece entre 21 e 25 de outubro, em Brasília. As rivais ainda estarão disputando o Mundial de clubes, em dezembro, na Turquia. 

ESCALAÇÕES:

Itambé Minas: Macris, Kisy, Gattaz, Thaisa, Pri Daroit, Priscilla e Leia. Entraram: Neriman, Pri Heldes, Cuttino. Técnico: Nicola Negro

Dentil Praia Clube: Claudinha, Brayelin, Carol, Jineiry, Kasiely, Anne e Suelen. Entraram: Vanessa. Técnico: Paulo Coco

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000