Certamente você já recorreu ao videogame para relaxar, não é mesmo? Principalmente após um dia exaustivo no trabalho. Entretanto, nem tudo podem ser flores: em vez de paz, certos jogos podem provocar uma boa dose de estresse nos jogadores.

A reportagem de O TEMPO elencou uma lista de cinco franquias que tem boas chances de ter deixar com bastante raiva. Confira:

5 - League of Legends (LOL)

O consagrado jogo multiplayer PVP (jogador contra jogador) está na lista dos jogos que provocam o sentimento de raiva nos gamers. Um dos motivos que o credencia para isso é a postura tóxica dos jogadores.

É comum que os jogadores troquem agressões verbais, com xingamentos ofensivos e que provocam frustração. 

4 -  Fall Guys

Pode até parecer que Fall Guys foi feito apenas como uma distração, mas esse jogo de plataforma battle royale pode provocar a ira. O jogo tem uma série de desafios e obstáculos variados até a linha de chegada. Algo simples, mas que pode causar um sentimento de raiva. 

É necessário completar provas num determinado tempo, com quantidade específica de classificados para a próxima fase. Então, se você cometer um pequeno deslize, ou até mesmo o adversário jogar sujo, você pode ficar para trás e vai precisar começar tudo novamente. 

3 - Call of Duty Warzone

Call of Duty Warone é um battle royale conhecido de ação e combate em primeira pessoa. Suportando até 150 pessoas online, o jogo conta com mapas gigantes e requer muita agilidade. É preciso estar atento ao iniciar a rodada de combate, já que os adversários traçam estratégias para derrotar o inimigo.

Se você não tiver planejado ações, seja sozinho ou em equipe, pode morrer instantaneamente e será obrigado a passar pelo gulag, um desafio de reinício 1v1. Se der chance ao azar, você vai acabar tendo estresse.

2 - Sekiro: Shadows Die Twice

Icônico soulslike, Sekiro é reúne a importância da esquiva de Bloodborne com a necessidade de defesa do Dark Souls. Além disso, o jogo requer a análise do oponente para poder fazer o contragolpe sem o risco de morrer. Ou seja, você precisa se adaptar conforme a situação que enfrenta, além de ser necessário aprimorar as habilidades conforme as ferramentas oferecidas pelo game. Se for teimoso, vai ter dor de cabeça.

Resumindo: é na base da tentativa e erro e também de decorrar (muito bem) os movimentos dos adversários. Caso você não tenha evoluído da melhor forma possível e ainda insista em batalhas difíceis, vai ser necessário recomeçar. O que aumenta a ansiedade em resolver tudo o mais rápido possível, passando por processos repetidos e desafiando sua sanidade.

1 - EA FC (antigo FIFA)

Não poderia faltar um jogo de futebol. Se distrair com o jogo do esporte mais popular do mundo é a válvula de escape de grande parte dos gamers. Os modos multiplayer online Temporadas, Clubs e principalmente o Ultimate Team podem ser os algozes, provocando a ira dos jogadores.

Nestes modos online, uma pequena variação na conexão de internet pode colocar tudo a perder. Falta de atenção dos companheiros e até provocações no bate-papo podem ser estressantes.

Até mesmo acontecer o famoso handicap: jogar melhor, finalizar mais, pressionar o adversário, porém, com uma finalização o oponente que estava pior vencer o duelo. Neste momento, surge o famoso rage quit, quando o gamer abandona o jogo por ficar com MUITA raiva.

Menção honrosa ao UT

Mas nada se compara com o Ultimate Team, parte integrante do EA FC, no quesito de passar raiva. O modo que envolve dinheiro de verdade dentro do jogo. O objetivo é montar o time dos sonhos, comprando cartas colecionáveis com qualidades próprias. Nestes momentos, a revelação do jogador é aleatória, podendo provocar frustração de acordo com o que era esperado.

Se o jogador enfrentar um time com cartas e jogadores superiores, são altas as chances de perder o confronto - mais um motivo para o sentimento de raiva.