O Tabuleiro Jazz Festival chega à sua quarta edição no município de Conceição do Mato Dentro e no distrito de Tabuleiro, com shows de grandes artistas nacionais e internacionais, oficinas de formação musical, atividades ligadas ao meio ambiente, feira gastronômica e exposição de artesanato local. Este ano, o evento gratuito acontece de 8 a 11 de agosto e presta homenagem ao compositor e saxofonista mineiro Nivaldo Ornelas.

A programação do festival será aberta no dia 8 de agosto com um concerto da Orquestra Opus na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, acompanhada do maestro Leonardo Cunha e dos solistas Fernando Araújo, Otávio Castro e Caxi Rajão. No dia 9, será a vez dos artistas Adriele Assis, DJ Deco Lima e Elaine Abras com Beto Lopes Trio se apresentarem em um palco no distrito de Tabuleiro.

Kevin Hays é considerado um dos maiores pianistas de jazz da atual geração pelo jornal "The New York Times" - Foto: Kevin Grüztner / Divulgação

Nos dias 10 e 11, bandas e artistas como Rez Abbasi Acoustic Quartet com Bill Ware (Paquistão/EUA), Roberto Koch Sexteto (Venezuela), Minas Messengers (EUA/BH), Feya Faku (África do Sul), Antônio Loureiro Trio (BH/SP), Kevin Hays (EUA), Marcelo Martins (RJ), Felipe José (São João del Rei) e Daniel Othechar (Candeias) passarem pelo grande palco do Tabuleiro Jazz Festival.

O curador Aliéksey Vianna explica que a escolha dos artistas passou pela diversidade musical. “Temos desde o guitarrista Rez Abbasi, que mistura o jazz com suas origens paquistanesas, até Kevin Hays, um dos mais importantes pianistas da cena nova-iorquina atual, passando pelo lirismo do trompetista sul-africano Feya Faku e ritmos frenéticos da Venezuela explorados pelo contrabaixista Roberto Koch”.

A cada edição, o festival presta homenagem a um artista de destaque da música instrumental com a entrega do Prêmio Carlos Brandão, idealizador do evento. Este ano, o homenageado é o saxofonista, flautista, compositor e arranjador Nivaldo Ornelas. O evento contará ainda, de 5 a 9 de agosto, com oficinas gratuitas de formação musical, como Criação e Prática de Conjunto, Harmonia Funcional e Inicialização à Linguagem do Jazz. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail tjf@minueto.com.

No dia 9 de agosto, haverá o encontro “Ecos – Do Jazz ao Clube da Esquina”, quando Nivaldo Ornelas vai apresentar ao público o seu mais recente projeto, “Caderno de Partituras Ecos”, com dez obras inéditas para instrumentistas e foco na alta performance. O encontro também abordará o tema “Improvisação e Liberdade de Criação”, tendo como base a sua obra autoral.

Outras oficinas abordando o meio ambiente e saberes regionais também estão na programação. O objetivo, segundo os organizadores, é levar, alegria, religiosidade e cultura popular aos participantes. Um dos temas é a Festividade de Reis, com os participantes tocando junto com o grupo Folia da Alegria, do teatro de arena até o local das apresentações do festival. 

Conceição do Mato Dentro

A cachoeira do Tabuleiro é a queda d'água mais alta de Minas, com 273 metros - Foto: José Emílio Perillo / Folhapress

Conceição do Mato Dentro, localizada na região Central de Minas, é referência nacional em ecoturismo. O município conta com várias cachoeiras, grutas, piscinas naturais e sítios arqueológicos. Entre os seus grandes atrativos está a cachoeira do Tabuleiro, a maior de Minas Gerais e a terceira do Brasil, considerada uma das Sete Maravilhas da Estrada Real.

Além das belezas naturais, Conceição do Mato Dentro se destaca pela riqueza de seu patrimônio arquitetônico, com construções do século XVIII, de sua gastronomia, com o famoso pastel de angu e os doces mineiros, e também pelas manifestações culturais e festas religiosas, como o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos e a Marujada.

Serviço:

O que: Tabuleiro Jazz Festival
Quando: 8 a 11/
Onde: Tabuleiro/Conceição do Mato Dentro
Informações: acesse Tabuleiro Jazz Festival ou Instagram / @tabuleirojazzfestival