João Pessoa completa 440 anos nesta terça-feira, 5 de agosto. Nos últimos anos, a capital da Paraíba tem se tornado um dos pontos mais procurados quando o assunto é ‘viagem ao Nordeste’. Além de apresentar transformações visíveis na infraestrutura, o destino guarda praias paradisíacas e uma rica herança histórica.
A capital paraibana também aparece em uma pesquisa da plataforma Booking.com, destacando-se como a terceira cidade mais procurada por turistas de todo o mundo em 2025, atrás apenas de Sanya, na China, e Trieste, na Itália. Conhecida por suas paisagens naturais deslumbrantes e por ser uma das cidades mais verdes do planeta, o local está em evidência entre viajantes que buscam destinos autênticos, culturais e com beleza natural preservada.
A cidade, que se abriu para o turismo a partir de 1990, requalificou sua orla, melhorou a estrutura hoteleira e diversificou sua economia. Segundo Allan Sales, diretor de Marketing da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), o governo estadual tem investido fortemente na melhoria da infraestrutura turística e na promoção da Paraíba, o que tem contribuído para o crescimento do turismo.
Confira 9 dicas do que fazer na cidade:
1. Contemplar o nascer do sol no Farol do Cabo Branco
Considerado o principal cartão-postal de João Pessoa, o Farol de Cabo Branco (foto acima, crédito: Max Brito / Divulgação) marca o ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro. O local é perfeito para contemplar a vista do encontro entre a vegetação e o azul do mar.
2. Mergulhar na história da cidade no Centro Histórico
Os grandes casarões e ruas de pedra do Centro Histórico (foto acima, crédito: Max Brito / Divulgação) são um verdadeiro convite para mergulhar na história de João Pessoa. Além disso, a Igreja de São Francisco e o Convento de Santo Antônio são um dos conjuntos mais lindos do Brasil, com arquitetura barroca e detalhes em ouro.
3. Aproveitar a infraestrutura das praias urbanas
As praias de Tambaú, Cabo Branco e Manaíra (foto acima, crédito: Cacio Murilo / Divulgação) são ideais para quem gosta do agito e muita infraestrutura. Ambas são ótimas para fazer uma caminhada na orla, com mar tranquilo e inúmeras opções de quiosques. Tambaú, inclusive, abriga a Feirinha de Artesanato, um lugar ideal para adquirir lembranças da viagem.
4. Nadar nas piscinas naturais do Picãozinho
A poucos minutos de barco da praia de Tambaú, as piscinas naturais de Picãozinho (foto acima, crédito: Max Brito / Divulgação) são um espetáculo à parte, especialmente na maré baixa, quando os recifes formam um cenário ideal para mergulho com snorkel.
5. Visitar a Estação Cabo Branco
Projetada por Oscar Niemeyer, a Estação Cabo Branco, entre as praias de Cabo Branco (foto acima, crédito: Cacio Murilo / Divulgação) e do Seixas, é um centro cultural à beira-mar que combina arte, ciência e arquitetura moderna. Vale visitar as exposições e apreciar a vista panorâmica do alto da torre.
6. Contemplar o pôr do sol na praaia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel
Considerado um dos maiores clássicos de João Pessoa. Todos os dias, o saxofonista Jurandy do Sax toca o “Bolero de Ravel” em uma canoa enquanto o sol se põe no rio Paraíba (foto acima, crédito: Cacio Murilo / Divulgação)
7. Se hospedar com vista para a praia de Cabo Branco
Com a inauguração do Ba'ra Hotel (@barahotel, foto acima, Bara's Hotel / Divulgação), João Pessoa entrou na rota do turismo de luxo. O hotel do jogador Hulk, do Atlético, tem localização privilegiada na praia de Cabo Branco e se destaca pelos serviços personalizados. O hotel é ideal para viagens em família, possui rooftop com piscina climatizada e vista panorâmica do oceano, kids club e um spa que oferece diversos tratamentos holísticos e relaxantes.
8. Visitar a Ilha de Areia Vermelha
Areia Vermelha (foto acima, crédito: Cacio Murilo / Divulgação) é um banco de areia de tons avermelhados que aparece em alto-mar na maré baixa. Fica localizada bem em frente à praia do Poço, em Cabedelo. Ela faz parte de um parque estadual marinho e visitá-la é um dos programas mais procurados pelos turistas em João Pessoa.
9. Aproveitar a rica gastronomia paraibana
Quem é que resiste a um bom prato de carne de sol, né? Mas na Paraíba tem muito mais: pirão de queijo, queijo coalho na brasa com mel de rapadura, rubacão e bolo baêta, entre outros. A gastronomia paraibana (foto acima, crédito: Cacio Murilo / Divulgação) vai muito além do sabor, ela carrega a história, a identidade do povo e muita afetividade.