Viajar vai além de conhecer um lugar; é, antes de tudo, desbravar a si mesmo diante de uma cultura alheia. Essa perspectiva permeia — embora não resuma — o caminho percorrido pela turismóloga Júlia Castro no livro Sobre Viajar, que será lançado neste sábado (22 de março), na Livraria Contraponto, no Café com Letras.
A obra é fruto de 15 anos de pesquisa de Júlia, que começou a se questionar sobre o significado de viajar ainda em 2007, quando cursava graduação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De lá para cá, o tema atravessou suas pesquisas de mestrado e de doutorado, culminando na composição do livro. "Comecei me perguntando sobre como a ideia de viagem foi criada e entendi que viajar está atrelado a narrativas", adianta a autora.
Com essa conclusão, não demorou para que sua pesquisa se conectasse à literatura. Júlia lembra que inúmeros autores consagrados exploraram a temática das viagens, incluindo o clássico fundador da literatura ocidental, "Odisseia", de Homero. Para seu estudo, no entanto, ela recorreu a obras e escritores renomados de Portugal e da América Latina, como Guimarães Rosa, Mário de Andrade e Jorge Luis Borges.
"Quando entramos em uma viagem, acessamos essa porta que nos leva a outra cultura e, ao mesmo tempo, passamos a fazer parte de um discurso que nos posiciona enquanto viajantes em um mundo a ser descoberto", reflete Júlia.
Para a autora, é fundamental que o ato de viajar vá além da simples mudança de endereço. Antes mesmo do deslocamento, a jornada já começa: na busca por informações, na compreensão de hábitos e costumes, na tentativa de se inteirar sobre o espaço que será visitado. E, uma vez no destino, a experiência se transforma à medida que o viajante se permite vivê-la de forma profunda e reflexiva. "A promessa simbólica da viagem envolve a consciência do viajante sobre si mesmo e sobre o local que ele busca", analisa.
Nesse contexto, Júlia destaca que o turismo, da forma como é praticado atualmente, muitas vezes assume facetas artificiais, pois grande parte das pessoas não tem plena consciência do porquê está viajando. "Muitas vezes, as pessoas planejam suas viagens e traçam roteiros, mas não se entregam a elas", pontua a pesquisadora. Ela também chama atenção para a relação entre velocidade e viagem: "Há muitos planos e muita pressa. Depois, fica aquela sensação de vazio, porque se acessou muita coisa, mas não se chegou a um lugar mais profundo".
Serviço
Lançamento do livro “Sobre Viagens”, de Júlia Castro.
Data: 22 de março, sábado
Hora: às 11h
Local: Livraria Contraponto, no Café com Letras (rua Antônio de Albuquerque, 781. Savassi)
O livro também será lançado em Portugal, onde a autora reside atualmente. O evento acontecerá na Livraria da Travessa, em Lisboa, no dia 29 de maio.