O Programa Minas Santa,do governo de Minas, lançado no último dia 19 de fevereiro, é um grande palco de fé para a diversidade religiosa e também promove a comunhão de religiões para além do catolicismo. No processo de formação histórica e social do Estado também é possível verificar uma diversidade de ritos e manifestações culturais realizados durante datas importantes do calendário cristão, sendo que, em Minas Gerais, as tradições vinculadas ao período da Quaresma e Semana Santa estão presentes desde o século XVIII, apresentando diferentes ritos, ofícios e celebrações.
Em 2023, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) registrou algumas dessas manifestações na primeira edição do catálogo “Celebrações e Ritos da Semana Santa em Minas Gerais”. Uma das mais peculiares é a feitura do cordão de São Francisco, no município de São Francisco, no Norte de Minas, realizado na comunidade do Quilombo Caboclo Pena Branca.
A feitura do Cordão de São Francisco é uma tradição afro-mineira enraizado na crença umbandista que acontece na Sexta-feira Santa. É um ofício religioso realizado por médiuns e praticantes da umbanda. É um acessório religioso que simboliza bênçãos, proteção, fé e espiritualidade e foi criado para homenagear São Francisco de Assis, um dos santos mais venerados do cristianismo.
Fotos: Guilherme Freitas / Acervo Iepha-MG / Divulgação