Porto Belo, no litoral norte de Santa Catarina, ganhou um guia turístico para facilitar a vida do turista que visita a cidade catarinense. O "Guia Porto Belo" reúne dicas de passeios, pousadas e experiências gastronômicas. A publicação foi idealizada pela Phacz Empreendimentos como forma de valorizar o turismo local.

A iniciativa surge em um momento de expansão do setor no Estado. Impulsionado pelo turismo e pela indústria, Santa Catarina teve crescimento de 6,1% na atividade econômica entre janeiro e maio de 2025, segundo o Banco Central. O turismo, em especial, tem se destacado. 

De acordo com a Fecomércio-SP, com base em dados do IBGE, o Estado registrou alta de 11,5% no fluxo turístico no verão deste ano e ocupou a segunda colocação entre os maiores crescimentos do país no período. No acumulado do ano, o setor turístico catarinense também cresceu 11,1%, segundo dados do Banco Central, quase o dobro da média nacional (6%).

Porto Belo começa a despontar no mapa e a cidade vem atraindo olhares por suas águas calmas, cultura náutica e atmosfera acolhedora. Para a sócia-proprietária da Phacz, Ana Clara Zanon, o guia nasceu do desejo de apresentar Porto Belo para além do óbvio.

“Com todo o potencial turístico, trazemos o que Porto Belo tem de melhor para oferecer. Por isso, criamos o guia ‘Visite Porto Belo’ uma publicação leve, acessível, com curadoria da nossa equipe com o objetivo de apoiar o turismo, valorizar os empreendedores locais e, claro, ajudar mais pessoas a descobrirem essa joia do litoral catarinense”, comenta.

Disponível em formato digital, o guia reúne uma seleção de atrativos que ajudam o visitante a explorar a cidade de forma prática e completa. Entre os destaques estão o Centro Histórico, a ilha de Porto Belo, os molhes dos rios Perequê e Perequezinho, a praia dos Fagundes e o Balneário Perequê, conhecido por sua orla e estrutura de lazer. 

O guia ainda apresenta seis opções de hospedagem com vista para o mar e um roteiro gastronômico com 15 estabelecimentos que vão de cafés e sorveterias a bares, pizzarias, casas de massas, carnes, frutos do mar e culinária oriental.